NiTfm live

Decoração

Já pode fazer visitas virtuais a 1600 casas que estão à venda em Portugal

A Idealista lançou um filtro que permite aos cidadãos conhecer os imóveis através da tecnologia.
Imagem ilustrativa.

Quem procura casa para comprar ou arrendar passa horas em sites de imobiliárias a ver fotografias de apartamentos com acabamentos de luxo ou moradias com o jardim perfeito para os miúdos brincarem à vontade. Sempre que algum imóvel lhes interessa, trata de marcar a visita presencial.

Nos próximos tempos, em alternativa, a Idealista criou um filtro virtual que permite aos interessados verem muitos mais pormenores das casas através da Internet. Ao todo, mais de 1600 anúncios contam com esta nova opção — só no distrito do Porto há 300 e mais 400 divididos por Lisboa e Faro.

Todos os utilizadores têm três opções tecnológicas no filtro de pesquisa. O “3D”, por exemplo, faz uma tour pelo imóvel que “combina fotografias de alta qualidade e medição laser para criar um modelo 3D totalmente imersivo”, segundo a plataforma.

Nesta categoria, segundo a Idealista, os interessados têm uma precisão de 99 por cento como se estivessem mesmo dentro da casa. É possível andar de uma divisão para outra e “percorrer todos os cantos da casa”.

Há também a hipótese de fazer uma “virtual tour”, com vistas panorâmicas e interativas de todo o imóvel. Neste caso tem planos zenitais (com luz natural) para perceber melhor cada canto da casa. Aqui, a visita é feita pelo utilizador, que pode passar o tempo que quiser em casa divisão.

O mesmo não acontece na opção “vídeo profissional”. Neste caso, o cliente faz um passeio por todo o imóvel como se estivesse com uma câmara na mão. Pode ver todas as zonas, do interior ao exterior, mas não consegue, por exemplo, fazer zoom em alguma delas.

No site, a Idealista tem exemplos de várias visitas para que os clientes percebam como funciona este novo filtro. Todos os acessos são gratuitos.