NiTfm live

Decoração

A nova loja de Lisboa tem peças de decoração cool e um jardim para lanchar

Na Marquise vai encontrar plantas, móveis, cerâmicas e iluminação, mas também uma zona de cafetaria com bolos e pão.
A Marquise abriu em dezembro de 2019.

Em 2011, Cristiana Vieira abriu no número 41 da Rua Nova da Piedade, em Lisboa, uma loja de decoração que se focava em vender mobiliário de design do século XX. O conceito da Møbler — como chamou ao espaço — era muito específico e pretendia manter-se fiel às peças originais dessa época.

O problema é que a empresária, de 35 anos, também gostava de colecionar móveis mais industriais e rústicos, com destaque para as cerâmicas, que não se encaixavam na visão do projeto, e que acabaram por ficar guardadas durante algum tempo no armazém da loja, mesmo ali ao lado, no número 35 daquela rua de São Bento.

No final do ano passado, Cristiana lançou-se numa obra para transformar esse armazém numa segunda loja, com “um conceito mais livre do que o da Møbler”, como explicou à NiT. Reaproveitou os materiais esquecidos no espaço, idealizou o resultado final, acompanhou a renovação e finalmente inaugurou em dezembro de 2019 a Marquise.

“É uma concept store com objectos para a casa com curadoria minha. Temos cerâmicas, têxteis, iluminação, artigos para criança, móveis, plantas, flores e uma zona de cafetaria”, revelou a empresária. Nas traseiras deste espaço muito cool vai também encontrar um jardim onde pode tomar café, comer um bolinho ou pedir pão para levar para casa — tudo produzido pela Isco, uma padaria no bairro Alvalade.

Todas as peças do espaço têm curadoria de Cristiana, que escolhe coisas que considera bonitas de forma livre e privilegiando as marcas eticamente responsáveis, nacionais e internacionais. Entre a sua seleção, vai encontrar a Fermliving, Oyoy, Raawii, Madam Stoltz, 101 Copenhagen, Menu e Aytm.

Há várias plantas pelo espaço.

No entanto, o espaço de 90 metros quadrados tem também peças muito características, como tapetes mexicanos artesanais, mantas do Peru, cestos feitos no Quénia, tapeçarias portuguesas da Two Hands, ou candeeiros da Patrícia Lobo.

O objetivo da concept store também passa por criar algumas peças de design originais, como a linha de cerâmica que desenvolveram com a A La Pata, da ceramista Diana Medina, cuja loiça é usada para servir o café, mas que também vai encontrar à venda na loja. Além disso, organizam ainda alguns eventos pop up, workshops e futuramente terão jantares.

Os preços das peças “variam bastante consoante o tipo de produto”, explica Cristiana, revelando que podem ir dos 5€ por uma planta aos 3800€, por um cadeirão dos anos 60 de Kurt Østervig.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor a Marquise.

localização, contactos e horários

morada
  • Marquise [ver mapa]
    Rua Nova da Piedade, número 35
    1200-420 Lisboa
    localização
    Lisboa