NiTfm live

Decoração

A nova coleção da IKEA é sustentável e foi feita por mulheres de vários países

A empresa sueca ajudou, desta forma, centenas de famílias da Jordânia, Índia e Tailândia.

Em português, “hantverk” quer dizer artesanato. A expressão é sueca e dá nome à nova coleção limitada da IKEA que chega às lojas em Portugal no próximo 1 de outubro. Podia ser apenas mais uma das muitas linhas que a empresa lança ao longo do ano, contudo, esta é especial.

Porquê? “Hantverk” foi feita em colaboração com dezenas de mulheres artesãs de mais de cinco organizações de empreendedorismo social como a Doi Tung, na Tailândia, Industree, na Índia e a Jordan River Foundation, na Jordânia.

Na confeção.

Ao todo, a nova coleção tem 15 peças, que vão desde capas de almofada, mantas, cestas, tigelas, e vasos, tudo produzido à base de materiais naturais e sustentáveis como a fibra de banana, papel artesanal, cerâmica e algodão.

A ideia deste projeto da IKEA, que teve início em 2013, é dar melhores condições de vida a centenas de famílias ao empregar vários membros de cada uma delas. Até agora, a marca de mobiliário diz já ter conseguido ajudar mais de 20 mil artesãos e pequenos agricultores.

No caso da Jordânia, por exemplo, 250 mulheres artesãs jordanas e refugiadas sírias trabalham na produção de produtos vendidos na marca de mobiliário, graças à parceria existente desde 2017.

A seguir, carregue na galeria para conhecer melhor esta nova coleção.