NiTfm live

Decoração

Estas Nossas Senhoras têm padrões arrojados (e são um sucesso)

Fátima Araújo é bancária e trata deste projeto nas horas vagas.
São todas personalizáveis.

Quando, em 2008, Fátima Araújo, estava a passear por Barcelona (Espanha), encontrou um casal a vender artigos religiosos diferentes do habitual. “Reparei que estavam a aplicar, mesmo ali ao vivo, a decoupage, uma técnica de decorar objetos com tecido ou papel. Lembro-me que fiquei muito tempo a olhar para eles”, conta à NiT.

Na altura, ficou com a ideia na cabeça, “mas não passou disso”. Uns anos mais tarde, foi a um antiquário no Cartaxo e acabou por comprar uma Nossa Senhora da qual gostou muito. “Não sou religiosa. Olhei para ela como uma peça de decoração.”

Em casa, Fátima, de 49 anos, decidiu aplicar a tal técnica, que tinha aprendido através de vídeos na Internet e com a mãe, Conceição Araújo. “A Nossa Senhora ficou com um vestido às bolas brancas e pretas e o manto com riscas e barras com flores”, recorda.

O objeto foi posto no quarto desta mulher do Cartaxo, sítio onde está até hoje. Quando os familiares e amigos viram o objeto, pediram exemplares também para eles.

O que começou por ser um passatempo, tornou-se um negócio em 2015. Fátima criou a página de Facebook “Mil e Uma Coisas” e começou a vender as Nossas Senhoras com padrões arrojados. “Compro-as numa fábrica em Fátima. Elas vêm todas brancas com alguns pormenores em dourado e eu depois transformo-as”, explica à NiT.

Um dos exemplares.

Todas as peças desta bancária de profissão são personalizadas ao gosto do cliente. Fátima tem alguns modelos base que vende também em feiras, mas acede a todos os pedidos. “Tenho feito muitos mantos em zebra, com andorinhas ou tigresa, por exemplo. Demoro cerca de três horas a criar cada uma.”

Quanto aos comentários a este trabalho inusitado, têm sido positivos. “Quem não é religioso, como eu, diz-me que nunca pensaram ter uma Nossa Senhora em casa, mas que a vêem como uma peça decorativa. Mas também há quem diga que é uma mistura demasiado ousada e não faz sentido. E eu respeito”, conta. 

Na Mil e Uma Coisas, há Nossas Senhoras de dois tamanhos: 53 centímetros, que custam 80€, e de 45 centímetros, a 60€. Fátima aceita encomendas com pedidos específicos de personalização.

Quem manda nisto tudo?

Nome: Fátima Araújo
Idade: 49 anos
Profissão: Bancária
Peça favorita: Uma em tons de vermelho com tecido de Alcobaça
Convença-nos a conhecer a marca: “É uma paixão recente. Se pudesse, dedicava-me só a isto. É tudo feito com prazer, por isso as pessoas vão gostar.”