My home

Os móveis antigos da IKEA podem valer muito dinheiro

Comprou alguma cómoda ou cama na loja sueca durante os anos 40 e 50? Experimente pô-la em leilão na plataforma Barnebys — pode ficar rico.

Há artigos em leilão por três mil euros

É normal associarmos a IKEA a peças práticas, baratas e que não duram muito tempo. Mas nem sempre foi assim. Quando a marca foi criada, em 1943, os móveis (na altura vendidos por catálogo e produzidos em menor quantidade) eram feitos com materiais mais resistentes, que duravam até dezenas de anos. 

Os colecionadores de arte e antiguidades não só conhecem bem a história da IKEA, como ao longo do último ano têm gastado milhões de euros em móveis antigos da marca sueca. Quem o garante é Pontus Silfverstolpe, um dos co-fundadores do portal Barnebys

Em entrevista ao jornal Daily Mail, Silfverstolpe, explicou que “os dados mostram que há uma grande procura por móveis antigos da IKEA. Tem havido um grande crescimento ao longo do último ano um pouco por todos os mercados. Ao contrário da maioria dos produtos atuais, os móveis mais antigos foram muito bem feitos e têm resistido à passagem do tempo ”.

Um bom exemplo disso, referiu Silfverstolpe, é a cadeira Åke, “leiloada por três mil e quatrocentos euros”. Também há o exemplo de uma estante com gavetas dos anos 70 quer foi comprada por cerca de três mil e quinhentos euros.

Neste momento, na plataforma, há mais móveis antigos à venda, como é o caso do aparador da imagem em baixo, com base de licitação de 492,90€. 

Um móvel de 1960 com largura de 190 centímetros e altura de 78 centímetros

Se tem algum móvel IKEA com mais de vinte anos lá por casa, esta é a altura certa para tentar fazer algum dinheiro com ele — basta registar-se na plataforma e seguir todos os passos. Não se esqueça de, na base de licitação, colocar sempre o valor dos portes. Pode receber propostas de todo o mundo.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo