NiTfm live

Decoração

Este loft incrível de Lisboa está mais barato — e toda a gente quer visitá-lo

Tem mais de 500 metros quadrados, um jardim de meditação, uma piscina e uma história para contar às visitas.
Repare na piscina interior.

Estávamos em 1940 quando foi construído na rua Particular da Penha de França, em Lisboa, um edifício de dois andares com 530 metros quadrados. A porta ficou com o número 12. Durante muitos anos funcionou como uma oficina, por onde entraram e saíram milhares de carros. 

Entretanto, por razões desconhecidas, foi abandonado e passado pouco tempo apenas restavam ruínas. Foi assim, completamente degradado, que Luís Pedro Catarino o encontrou. O engenheiro civil marcou uma reunião com a Câmara Municipal de Lisboa para pedir as devidas auditorias e autorizações e o sonho tornou-se realidade: construiu um loft.

Depois de longos meses de obras — embora se tenham preservado algumas formas do espaço inicial, toda a estrutura e acabamentos foram feitos de raiz —, o edifício, que fica a 110 metros de altitude, transformou-se numa casa incrível, daquelas que só costumam aparecer nos filmes.

O agora batizado Loft 12 é uma espécie de open space revestido a madeira com três suites (uma delas com jardim de meditação); uma sala comum; biblioteca; cozinha; sala de refeições; garagem com espaço para dois carros, mota e zona de bricolage; cave; e uma surpreendente piscina interior — com direito a jacuzzi, banho turco, cascata e sistema de som.

Tem ainda painéis solares térmicos; lareiras na sala multiusos e na suite principal; sistema de alarme e videovigilância; luzes LED; ar condicionado; e paredes duplas.

A NiT descobriu-o em fevereiro de 2018, pouco tempo depois de ter sido posto à venda na RE/MAX. Na altura, custava 3 milhões e 500 mil euros. Passado quase um ano, chegaram boas notícias: o preço do loft baixou para um milhão e 950 mil euros. 

“Voltámos a pê-lo à venda há cerca de três dias [a publicação do imóvel no Facebook é de 21 de janeiro], com um preço ajustável à realidade do mercado atual”, conta à NiT o consultor imobiliário Daniel Henriques.

“Há muita procura e muita gente interessada em visitar a casa”, confessa. Porém, ainda não há nenhum negócio fechado.

Se está à procura da sua moradia de sonho, veja a seguir na galeria as imagens deste loft da Penha de França.