NiTfm live

My home

Com estas dicas vai ter a varanda mais bonita do bairro

Das flores, ao tomate cereja, passando por plantas resistentes, às ervas aromáticas: ter um jardim na varanda é fácil.

Mesmo em varandas pequenas é possível ter um pequeno jardim

Quando folheamos as revistas de decoração ficamos sempre com uma ligeira inveja dos jardins harmoniosos que ocupam muitas das páginas. Achamos que só é possível em casas grandes, onde o espaço abunda e os cães andam a correr por todo o lado. 

Há duas coisas a desmistificar: muitas das vezes essas fotografias têm muita produção por trás e em casas com varandas pequenas também podem existir jardins bonitos e cuidados. Para isso basta seguir as dicas certas. A NiT foi pedi-las a Teresa Chambel, arquiteta paisagista, diretora da revista Jardins e autora do livro “Um Jardim Dentro de Casa”.

Antes de criar o jardim

O mais importante para o sucesso das plantas é dar-lhes a quantidade de luz que necessitam. “É muito difícil para uma planta que no seu local de origem tem muitas horas de sol disponíveis, desenvolver-se em boas condições fitossanitárias numa varanda ou terraço à sombra (e vice-versa)”. Por isso, é muito importante ler as etiquetas das plantas antes de as comprar: pleno sol (as plantas que precisam de pelo menos seis horas de sol direto por dia), meia sombra/sombra parcial (plantas que precisam de três a seis horas de sol por dia) e sombra (plantas que podem não ter sol direto, mas necessitam entre três a seis horas de luz por dia.

O que ter em conta antes de escolher as plantas

“Um jardim deve ter sempre uma base de plantas perenes (cujo ciclo de vida é de três ou mais anos, mantendo-se sempre a parte aérea), para o que espaço esteja sempre composto. Se optar em exclusivo por plantas anuais (como a maior parte das hortícolas, aromáticas e flores de época) em cada estação está a começar do zero, o que pode ser um motivo de desistência e frustração.”

Lojas com material para jardins que valem mesmo a pena

Plantas & Ponts, em Campo de Ourique, Lisboa

Horto do Campo Grande, em Lisboa, Fernão Ferro, Alfragide, Setúbal, Almargem do Bispo e Sintra

Leroy Merlin (em todo o País e também online)

Carregue na imagem para ficar a conhecer que tipo de plantas deve plantar e semear e em que tipo de vasos.