Moda

Alerta tendência: os cestos de plástico são as novas malas para usar no dia a dia

Carteiras em pele a três mil euros? Esqueça. A moda está cada vez mais democrática e não liga a números para atingir o auge do estilo.

Não vai dar muito jeito no inverno.

Hoje em dia, é difícil constatar se ainda é nas passerelles que se definem tendências. O street style está ao rubro e os holofotes estão cada vez mais virados para as ruas, onde os fashionistas desfilam pela calçada com outfits pensados ao pormenor. Há ainda designers a apostar em grandes desfiles –  como o gigante Karl Lagerfeld que montou uma Torre Eiffel na Semana da Alta Costura, em inícios de julho –, mas há outros, como as casas Burberry e Tom Ford, que já aderiram ao novo movimento “See now, buy now” (veja agora, compre agora).

Quer isto dizer que, com o mundo da moda sempre em transformação, as it girls vão ganhando terreno para serem elas a definir (através, muitas vezes, de fotografias de Instagram) aquilo que se deve usar no dia a dia. Aconteceu isso com os clássicos chinelos de piscina e volta agora a acontecer com a nova tendência de malas: os cestos de plástico.

Usados para ir às compras ao mercado eram, até então, os melhores amigos dos pais que acordavam cedo aos sábados para comprarem o peixe mais fresquinho da banca. Agora, parece que as filhas se inspiraram nesse cenário e começaram a usá-los, em tamanho mini, nos looks diários. Foi o caso da it girl Maria Bernad (com mais de 154 mil seguidores no Instagram), que tem aproveitado as redes sociais para mostrar que já não sai à rua sem o seu jelly bag (o nome dado ao cesto de plástico em linguagem da moda). 

Bonjour France 🇫🇷 (& short hair again)

A post shared by María Bernad (@maria_bernad) on

Se retornarmos a 1992, encontramos, quem sabe, a explicação para esta nova tendência. No romance espanhol “Desejos Inconscientes“, Penélope Cruz surge em muitas cenas com um modelo idêntico. Andaram as it girls a coscuvilhar as cassetes do pai? Suposições à parte, resta saber onde é que é possível comprar este acessório que, digamos, não é muito prático. Além da alça pequena — que não nos permite, em momentos de maior aflição, pô-la ao ombro —tudo o resto é transparente. Para potenciar roubos é do melhor.

Se mesmo assim quiser investir neste novo cesto — aproveite agora que ainda não chove — pode sempre comprá-lo online na Sun Jellies. Há de diferentes cores e tamanhos e rondam os 10€.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo