NiTfm live

Moda

As novas T-shirts da Josefinas são contra a violência doméstica

"Caí das escadas" é uma das frases estampadas. O objetivo é ajudar a APAV.
Diga não à violência.

Os números são assustadores. Em Portugal, 24 mulheres foram assassinadas pelos parceiros em 2018, mais seis vítimas do que em 2017. Apenas em janeiro deste ano, oito foram mortas. 

Felizmente, a sociedade está, cada vez mais, a consciencializar-se para a realidade da violência doméstica e tem havido várias marchas e protestos por todo o País para acabar com os maus tratos. A Josefinas decidiu juntar-se à causa e lançar uma coleção de T-shirts solidárias, cujo objetivo é ajudar a Associação de Apoio à Vítima (APAV).

O valor angariado é dado à instituição para que as vítimas tenham acesso a abrigo, alimentação, a apoios jurídicos, sociais e psicológicos durante um mês.

A linha, com o nome de “Collections”, tem ilustrações da britânica Jacqueline Bissett, reconhecida pelas suas criações gráficas para casas de alta-costura como Yves Saint Laurent, Louis Vuitton e Givenchy.

Ao todo são três peças, com frases que as mulheres usam como desculpa habitual quando são agredidas: “Caí das escadas” e “Fui contra uma porta” são alguns dos exemplos. 

“Com ‘Collections’ pretendemos provocar uma discussão e sensibilizar para a ocorrência deste crime silencioso. Cada T-shirt conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica, e são um espelho das histórias de milhares de mulheres”, explica Maria Cunha, CEO da marca.

As T-shirts estão à venda no site da Josefinas por 79€.