NiTfm live

Moda

As saias que mais se vão usar esta temporada

O modelo midi em ganga, grande sucesso dos anos 90, está de volta ao street style.
A menina não tinha frio.

Se o nome Mary Quant não lhe diz nada, saiba que foi ela a criadora da minissaia de que tanto gosta. Na década de 60, esta estilista britânica arriscou e deu ao mundo a saia que ficava 15 centímetros acima do joelho. Foi um sucesso (e um escândalo) imediato.

Na altura, Quant conseguiu torná-la ppular ao vendê-la nas boutiques Bazaar, que tinha espalhadas pelos EUA, em conjunto com o marido. A designer tornou-se tão famosa que, em 1966, a Rainha Isabel II chegou a condecorá-la com a Ordem do Império Britânico. 

Entretanto, as minissaias ainda sobreviveram durante largos anos nos armários das mulheres mais revolucionárias, que as usaram até aos anos 80 como símbolo de liberdade. Regressaram há dois anos, para serem agora arrasadas pelas midi, um modelo mais comprido.

Como bem sabemos, a moda é cíclica. Por isso, os grandes criadores decidiram ir aos anos 90 buscar as saias em denim abaixo do joelho e reinventaram-nas. Para esta temporada de primavera/verão, a proposta surge em diferentes feitios: com racha no meio, sem bainha ou cheia de botões.

Não é uma peça fácil. Como é muito justa na zona da cintura, acaba por definir demasiado a silhueta. Quem tem as coxas mais volumosas, acaba por se sentir sufocada. Se, mesmo assim, quer recuperar a tendência dos anos 90, a NiT sugere que a conjugue com camisa ou T-shirt e termine o look com mules ou sapatilhas. Como o tamanho da saia é midi, evite os botins.

A seguir, carregue na galeria e conheça as sugestões da NiT para usar nos próximos meses.