NiTfm live

Moda

Qvinto: a marca de calções de banho que conta histórias de Portugal

É portuguesa, mas antes de desfilar pelas praias da costa alentejana andou durante o verão de 2016 por Los Angeles, a conhecer o mercado internacional. Este verão, regressa às origens com a primeira coleção.

Ao todo são 13 modelos

Manuel Gamito, Miguel Varanda, Frederico Oliveira, João Miguel Ribeiro e João Filipe Jorge são amigos — uns há mais tempo que outros. Em 2015, “cansados de não encontrarem modelos interessantes de calções de banho no mercado” — conta Manuel —, decidiram criar a própria marca, a Qvinto.

Depois de alguns meses de conversa, a ideia começou a ganhar forma: “Decidimos fazer uma coleção que contasse histórias de Portugal e valorizasse o que de tão grandioso temos através dos padrões do calções de banho”, explica.

Como nenhum dos cinco amigos tinha experiência na área, convocaram a designer Inês Freitas, mestra em padrões, para desenhar uma coleção “que através dos padrões mostrasse, por exemplo, os azulejos tipicamente portugueses e as cores das casas alentejanas”.

Antes de se aventurarem no mercado português (onde todos os dias nasce uma nova marca de swimwear), a Qvinto rumou até Los Angeles, onde se estabeleceu durante o verão passado. “Participámos em várias feiras, como a conhecida Magic Market, para percebermos qual era o feedback internacional. Só se fosse bom faria sentido trazer a marca para Portugal. O que é certo é que os estrangeiros adoraram o conceito e até aprenderam mais sobre a nossa história”, conta Manuel à NiT.

E aqui está a Qvinto, com modelos standard (um pouco acima do joelho) em quatro tamanhos  — S, M, L e XL. Embora os calções de banho sejam feitos em Portugal, o tecido vem de Itália — uma história repetida várias vezes esta estação quente. 

“São modelos leves, que secam em cinco minutos e todos têm uma rede por dentro”, conta o fundador da marca, que apostou também num segundo cordel preso dentro dos calções — “não vá o homem perder um, tem sempre outro para se socorrer”.

Os calções Qvinto estão à venda online, na loja It Market do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, na Foz Market, no Porto e no showroom da marca, nas Torres de Lisboa, em Lisboa.

Todos os modelos custam 49,90€.

Carregue na imagem para conhecer melhor a Qvinto.