NiTfm live

Moda

Nova manequim da Primark não tem um dente – e isso irrita alguns clientes

Uns consideram um incentivo para pessoas com problemas estéticos, outros uma atitude de mau gosto.
Chama-se Symone Lu.

Na quarta-feira, 8 de maio, a Primark partilhou no Instagram oficial uma fotografia da nova campanha de swimwear. A marca irlandesa é tão ativa nas redes sociais que esta imagem podia ter passado despercebida por ser apenas “mais uma”. Porém, algo chamou a atenção: a modelo da esquerda não tem um dente.

Instalou-se rapidamente a polémica nos cerca de 500 comentários à publicação. Na maioria, as pessoas consideram que a fast fashion usou a manequim para tornar a campanha mais inclusiva e feita por “mulheres reais”. 

“Quando tinha 18 anos tive de passar quatro meses sem um dente da frente devido a um acidente de carro. Definitivamente marcou a minha auto-estima porque tinha de esconder a falha sempre que me ria. Se tivesse visto esta foto naquela altura tinha feito a diferença” e “Bravo, a Primark quer mostrar pessoas reais nas suas coleções”, foram alguns dos comentários positivos.

Contudo, houve também quem não gostasse e sentisse que era uma má provocação. “Isto não promove uma boa higiene oral”, disse um dos seguidores. Outro foi mais longe: “Acabaram de perder um cliente”, escreveu. 

Até à data de publicação deste artigo, a marca irlandesa não se pronunciou. Durante a pesquisa, a NiT procurou saber quem é a manequim em causa para perceber o motivo pela qual surge sem dente.

Vive em Londres.

Chama-se Symone Lu e, apesar de publicar poucas fotografias no Instagram, percebe-se que já está assim, pelo menos, desde outubro de 2017, altura em que partilhou um vídeo no qual é notória a falha.

A 7 de maio, também a H&M causou polémica nas redes sociais ao lançar uma campanha com modelos com barrigas proeminentes. Leia o artigo da NiT sobre a situação e, a seguir, carregue na galeria para conhecer melhor a coleção.