NiTfm live

Moda

Portugal Fashion: as mulheres dos anos 40 aterraram no desfile de Luís Buchinho

O criador foi buscar inspiração às aviadoras pioneiras e aos desenhos de pin-ups da Segunda Guerra Mundial.
Fotografia de Portugal Fashion.

Foi durante uma pesquisa que Luís Buchinho encontrou os uniformes das mulheres aviadoras dos anos 40. O criador ficou tão encantado com a sua forma, que resolveu inspirar-se neles para criar a coleção de outono/inverno, que apresentou perto das 23 horas desta sexta-feira, 15 de março, no Portugal Fashion, no Porto.

Esta não foi, porém, a sua única inspiração. Ainda dessa época, o estilista recuperou os populares desenhos de pin-ups que durante a Segunda Guerra Mundial ficaram conhecidos por levantarem a moral dos soldados nas stressantes batalhas onde a probabilidade de morte era grande.

Para criar os coordenados, Luís Buchinho escolheu o couro, pelo falso, flanela, malha e feltro. Na passerelle, as manequins surgiram com casacos com colarinho gigante, sobretudos de aviador e boleros que misturam estampados tão diferentes como o mate e o brilho.

Para esta coleção, o criador natural de Setúbal desenhou também peças clássicas com conjugações arrojadas de materiais, especialmente para mulheres fortes e afirmativas que querem romper com as barreiras de género.

A seguir, carregue na galeria para conhecer melhor a nova coleção de Luís Buchinho.