NiTfm live

Moda

Portugal Fashion: Luís Buchinho brilhou com uma coleção perfeita para o verão

O criador português foi aplaudido de pé no segundo dia do evento do Porto.
A pensar no verão.

No segundo dia da 45.ª edição do Portugal Fashion, que acontece na Alfândega do Porto, no Porto, coube a Luís Buchinho fazer um dos últimos desfiles da noite. Depois de, em março, ter apresentado uma coleção focada nas aviadoras pioneiras e nos desenhos de pin-ups da Segunda Guerra Mundial, o designer decidiu desta vez criar uma linha inspirada na atualidade. 

“Turista Acidental” é uma coleção leve e bastante adaptada ao dia a dia. “A situação atual vivida nas cidades de referência turística hoje em dia, a gentrificação, bem como questões ligadas à sustentabilidade, preocupações ambientais e a procura incessante por uma identidade foram alguns dos tópicos retratados nesta coleção. As escolhas no vestuário querem-se práticas e despojadas, fáceis de vestir e de transportar”, disse o criador em antecipação ao desfile.

Na passerelle, as manequins surgiram com vestidos fluídos e esvoaçantes, decotes acentuados, peças acetinadas e outras bastante trabalhadas — perfeitas para uma festa de verão.

Se, no inverno, se destacam as botas texanas, na estação quente, Luís Buchinho continua apostar num estilo western através dos chapéus com abas, tipicamente chamados de “chapéus de cowboy”.

Em suma, é uma coleção bastante adaptada ao dia a dia, que facilmente qualquer pessoa usaria. No final, o criador surgiu na passerelle e foi aplaudido de pé — como acontece em todos os seus desfiles.

Como começou Luís Buchinho?

Frequentou o Citex, agora Modatex, e terminou o curso de Design de Moda em 1989. Hoje é lá professor. Foi um dos criadores que participou na primeira edição do Portugal Fashion, em 1995, e a partir daí as suas coleções têm sido apresentadas no evento. 

Com o apoio do Portugal Fashion, Luís Buchinho já realizou desfiles em São Paulo, Nova Iorque e Paris. Em 2007 abriu a sua primeira loja, na Rua José Falcão, no Porto. Em 2011 e 2016 foi distinguido com os Globos de Ouro de Melhor Designer de Moda.

Luís Buchinho tem também participado em várias feiras internacionais, com destaque para a Bread and Butter, Who’s Next e a White Milano.

A seguir, carregue na galeria para conhecer -melhor a nova coleção do criador.