NiTfm live

Moda

Portugal Fashion: Katty Xiomara homenageou todas as mulheres (e a Hello Kitty)

A criadora faz 45 anos em 2019 e aproveitou a data para, através da sua coleção, mostrar a força do sexo feminino.
Foto de Portugal Fashion.

Até aos 18 anos, Katty Xiomara viveu na Venezuela. Recorda-se de passar a infância na rua, rodeada pela natureza, com o clima temperado da América do Sul. Tímida, usava a roupa para se expressar. Agora que pensa nesse período da sua vida, nos anos 70, nota que nessa altura a realidade em Portugal era diferente.

“Eu, mesmo que dentro de uma cultura de natureza machista, já beneficiava das mudanças reivindicativas de igualdade, conseguidas pelos movimentos feministas de libertação, que foram germinando pelo mundo fora, fundamentalmente entre os anos 60 e 70”, disse na antecipação do desfile do Portugal Fashion.

Este foi o ponto de partida para “Tributo às Mulheres”, a coleção que apresentou esta sexta-feira, 15 de março, no evento do Porto. Decidida a homenagear todas aquelas que nos últimos 45 anos (idade que celebra em 2019) lutaram pela igualdade de direitos e fim do preconceito, Katty Xiomara levou para a passerelle vários coordenados que simbolizam agradecimento.

“É uma coleção de reflexão, de saudade, de paixão e de agradecimento. Não tenho a capacidade que estas mulheres tiveram de erguer a voz, mas gostaria de deixar o meu testemunho traduzido numa fórmula de moda.”

Além do sexo feminino, também a Hello Kitty acabou por ser uma inspiração. A gata japonesa nasceu, tal como a criadora, em 1974, e a Sanrio (empresa que detém a marca) pediu a Xiomara que fizesse uma coleção cápsula dedicada a ela. O resultado desta parceria também foi apresentado na passerelle.

Passerelle essa onde a criadora venezuela aproveitou para fazer um manifesto sobre a forma como a moda é vista atualmente. “Já não se ‘namoram’ as peças meses a fio antes de se decidir comprar, já não duram 20 anos intactas, já não passam de irmã para irmã. Hoje consumimos muito acima das nossas necessidades. A moda tem de mudar a sua forma de produzir, de seduzir, de vender e de comprar”, explicou.

Em suma, “Tributo às Mulheres” é uma coleção com formas simples e femininas, cores fortes e explosivas e uma grande mistura de materiais, brilhos e texturas. Houve ainda espaço para apresentar “Maria Reverberada”, uma capa de construção simples com aproveitamento de 100 por cento do tecido, que permite uma utilização múltipla, com três posições.

Esta proposta surge da necessidade que Katty Xiomara tem de alertar os outros para a sustentabilidade e o fim do desperdício na moda, uma das indústrias mais poluentes do mundo.

A seguir, carregue na galeria e conheça melhor a nova coleção da criadora.