NiTfm live

Moda

Portugal Fashion: a coleção de Katty Xiomara é perfeita para usar no dia a dia

A criadora apresentou a linha de primavera/verão no hotel Tipografia do Conto, no Porto.
As manequins com Katty Xiomara.

Depois de, em março, ter apresentado uma das melhores coleções no Portugal Fashion — uma espécie de tributo às mulheres que foi aplaudido de pé — Katty Xiomara tinha um grande desafio pela frente esta quarta-feira, 23 de outubro, na 45.ª edição do evento de moda do Porto.

Embora a maioria dos desfiles estejam marcados para a Alfândega, a criadora decidiu montar todo um cenário no hotel Tipografia do Conto, local onde antes era uma oficina de artes gráficas, para apresentar “After Now”, a coleção de primavera/verão 2020.

Em antecipação, Katty Xiomara já tinha avisado, tal como em março, que a moda tem mesmo de mudar a sua forma de produzir, vender e comprar. “Esta coleção não revela um novo código ou uma nova linguagem, mas inspira-se nessa necessidade”, escreveu no comunicado aos jornalistas.

Foi, inclusivamente, mais longe: “O problema que todos temos de resolver passará brevemente a ser uma obrigação (…). Faço-o num esforço constante reformulando alguns métodos, otimizando as formas e os materiais e pensado no ciclo de vida das peças”, disse.

As suas palavras foram confirmadas durante a apresentação. Em vez do tradicional desfile, a criadora apresentou uma espécie de exposição de esculturas vivas — idêntico ao que Nuno Gama tem feito na ModaLisboa.

No, digamos, espetáculo, as manequins posaram várias vezes para os fotógrafos. Houve destaque para as rendas, muitos laços, sobreposição de peças e alguma ousadia em vestidos com racha. Na nova coleção, Katty Xiomara mostra que o preto pode também ser um tom de verão e que o roxo vai ser estrela.

Como começou Katty Xiomara?

Viveu na Venezuela até aos 18 anos. Recorda-se de passar a infância na rua, rodeada pela natureza, com o clima temperado da América do Sul. Tímida, usava a roupa para se expressar. Agora que pensa nesse período da sua vida, nos anos 70, nota que nessa altura a realidade em Portugal era diferente. Aliás, foi este o ponto de partida para a coleção que apresentou em março deste ano.

Katty Xiomara terminou o curso de Design de Moda em 1997 no Citex, agora Modatex, onde atualmente é professora. Faz parte do calendário de desfiles do Portugal Fashion desde 1998. 

Desde setembro de 2013 que apresenta as suas coleções na Semana da Moda de Nova Iorque, onde regressou em setembro de 2016 e fevereiro de 2017 com o apoio do Portugal Fashion. A imagem corporativa foi reconhecida e premiada pela revista americana “How” e o seu trabalho foi publicado em várias revistas internacionais.

A seguir, carregue na galeria para conhecer a nova coleção da criadora.