NiTfm live

Moda

Portugal Fashion cancelado por causa do Covid-19

Medida foi anunciada pela organização do evento e tem em conta as orientações recentes do governo.
Medida serve de precaução

A organização do Portugal Fashion anunciou esta sexta-feira, 13 de março, que o evento vai ser cancelado. A decisão prende-se com os riscos para a saúde pública por causa do coronavírus. Esta ação vai em conformidade com as recomendações recentes do governo.

A 46.ª edição da semana de moda começou com alguns desfiles na noite de 12 de março, apenas para jornalistas e com transmissão em direto através das plataformas criadas para que o público tivesse acesso ao que se passava na Alfândega do Porto, local do evento. No entanto, o segundo e terceiro dias estão já cancelados “por haver riscos para a saúde pública, conforme parecer técnico emitido hoje pelas entidades competentes”, explica o comunicado.

A organização sublinha ainda que não há nenhum caso suspeito de infeção entre os participantes e que é apenas “uma medida preventiva e ajustada à evolução da epidemia no país”. Esta era já uma hipótese que estava a ser ponderada desde o início do evento, uma vez que a situação atual do País o impunha.

“O Portugal Fashion lamenta o sucedido e compromete-se a trabalhar com os criadores e marcas no sentido de encontrarmos, em conjunto, uma forma de reverter esta contrariedade num futuro próximo”, concluem os responsáveis.

Esta foi a primeira vez em 25 anos que o Portugal Fashion se realizou à porta fechada e só não foi cancelado mais cedo porque não havia indicação das autoridades nesse sentido.