NiTfm live

Moda

Portugal Fashion: a passerelle de Alves/Gonçalves foi uma festa de glamour

Muito brilho, folhos e vestidos sensuais fizeram o desfile dos criadores portugueses.
O momento final.

Juntos desde 1985, Manuel Alves e José Manuel Gonçalves são conhecidos como a “dupla maravilha da moda portuguesa”. Todas as temporadas são capazes de surpreender ao criarem propostas muito à frente do seu tempo.

Na 45.ª edição do Portugal Fashion coube aos dois criadores fecharem o último dia do evento. E como não apresentaram memória descritiva da coleção antecipadamente, a expetativa era ainda maior.

Afinal, de que modo iam Alves/Gonçalves surpreender todos aqueles que esperaram até às 23h30 para os ver? Na passerelle surgiram manequins com looks cheios de glamour. Destaque para os folhos sobrepostos — uma das maiores tendências deste ano que se vai manter —, a gabardina com padrão arrojado como primeira pele e os decotes acentuados.

Houve também espaço para vestidos estonteantes e muito brilho, tudo peças que vamos querer usar nas festas mais esperadas da primavera/verão. A dupla de criadores destacou, tal como Miguel Vieira, o preto. Este tom, que à partida é mais invernoso, vai usar-se durante todo o ano.

Afinal, como começaram Alves/Gonçalves?

Manuel Alves nasceu em Montalegre e José Manuel Gonçalves em Abrantes. A colaboração de ambos tem início em 1984, quando decidem abrir duas lojas no Bairro Alto, em Lisboa, para comercializarem as suas coleções feminina e masculina. Um ano depois apresentam-se no Palácio do Correio Velho e, desde então, têm vindo a mostrar regularmente as suas linhas de moda.

Já conquistaram um Globo de Ouro da SIC na área de Moda, desenharam uniformes para empresas como a Vodafone e a TAP, assim como figurinos para cinema, teatro e bailado. Com o apoio do Portugal Fashion já desfilarem em São Paulo, Brasil, e Nova Iorque, EUA.

A seguir, carregue na galeria para conhecer a nova coleção da dupla.