NiTfm live

Moda

#pillowchallenge: o novo desafio das influencers que já é viral no Instagram

Vanessa Alfaro, Raquel Strada e Joana Vaz são algumas das it girls portuguesas que já participaram.
Instagram de Vanessa Alfaro.

Em tempos de isolamento social são muitas as it girls portuguesas que têm aproveitado as redes sociais para mostrarem o quanto conseguem ser criativas. Há quem acorde os seguidores às 7h30 todas as manhãs com mais um treino de ginástica na sala de casa e quem não passe muitas horas sem criar mais um vídeo engraçado para o Tik Tok.

Afinal, as influencers vivem muito destas plataformas, que nunca antes tiveram tantos adeptos como agora — portanto, fazerem coisas diferentes é, sem dúvida, uma mais valia. O mais recente desafio mostra que, tal como diz a frase feita, não há limites para a imaginação.

View this post on Instagram

Quando já estás farta de fazer máquinas de roupa e já percebeste que não vais sair de casa mesmo nas próximas semanas mais vale vestires aquilo que te faz feliz 🤣 a partir de agora só mudo de almofada ou de cinto 🤣 . Na minha opinião este desafio devia era ter o nome de: quem não tem cão caça com gato 🤣 . #pillowchallenge #stayathome #staysafe

A post shared by 𝐑𝐚𝐪𝐮𝐞𝐥 𝐒𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 (@raquelstrada) on

Chama-se pillow challenge e consiste em tirar uma fotografia sem roupa, apenas com uma almofada presa por um cinto como se fosse um vestido. Raquel Strada foi uma das primeiras a partilhar o resultado. 

“Quando já estás farta de fazer máquinas de roupa e já percebeste que não vais sair de casa mesmo nas próximas semanas mais vale vestires aquilo que te faz feliz. A partir de agora só mudo de almofada ou de cinto”, escreveu na legenda de uma fotografia em que surge com uma almofada acastanhada e um cinto XL. 

A descrição não termina sem a hashtag que agrega todas as pessoas que se estão a juntar a este movimento: #pillowchallenge. Foi através dela que encontrámos a imagem de Vanessa Alfaro, a it girl portuguesa que acrescentou uns óculos cat eye, bandolete e sandálias de tiras ao look. Numa segunda publicação mostrou como é possível dançar com apenas uma almofada a fazer de vestido — tal como fez a conhecida bloguer espanhola Dulceida.

Ainda em Portugal, a portuense Joana Vaz usou o Instagram para partilhar o mais recente desafio — e até fez um apelo. “Dia 28: Rendi-me à pillow trend hoje. Agora é a vossa vez, mostrem-me a vossa melhor almofada”, escreveu.

Se esta it girls escolheu uma almofada discreta em bege conjugada com cinto Carolina Herrera, o mesmo não podemos dizer de Mariana Galhardas. Neste caso, a it girl com mais de 38 mil seguidores decidiu dar alguma cor ao desafio e partilhou várias fotografias com um adereço em tons de roxo brilhante.

O desafio internacional tem ainda poucos dias, mas já conta com quase sete mil menções no Instagram. Basta fazer a pesquisa para encontrar de tudo: casais que aproveitam o tempo livre para se fotografarem com o novo estilo e até mães que põem os miúdos a aderirem à moda.

Que outros desafios têm feito as it girls portuguesas?

Cientes de que têm muitos seguidores, várias influencers têm aproveitado as redes sociais para apoiarem as marcas portuguesas mais pequenas e, desse modo, apelarem a que os cidadãos façam compras nestes negócios.

Carina Caldeira, a apresentadora do Porto Canal que a NiT escolheu como a mulher com mais pinta da última edição da ModaLisboa, é uma delas. “Porque em momentos de crise temos que nos unir , decidi que a partir de hoje vou usar e postar marcas portuguesas para ajudar a dinamizar os negócios locais ! Desafio a fazerem o mesmo e usarem o hastag #marcaportuguesa“, escreveu na sua página de Instagram como legenda da fotografia em que está com uma camisola da marca As Deolindas

Maria Valente é outra it girl que está a aproveitar as redes sociais para dar a conhecer negócios portugueses mais pequenos. Esta sexta-feira, 27 de março, a portuense posou com um vestido da Campos Store e partilhou o look com a descrição: “Que nunca nos falte imaginação, determinação, esperança e muita vontade de sonhar! Que nunca nos falte a solidariedade e a humildade… e a vontade de cuidar de nós e dos outros! (…) @camposstore__ a marca portuguesa que escolhi usar hoje.”

Bárbara Corby, por seu lado, tem mais de 243 mil seguidores e está grávida. Por isso, não só tem partilhado negócios portugueses de roupa para mulher — casos da KAOÂ Official ou a Cata Vassalo — como sugere nomes de empresas especialistas em propostas para bebé: a Desalinho é um dos exemplos.