NiTfm live

Moda

Mulheres reais: a nova campanha de verão da Oysho tem modelos com estrias

A marca espanhola partilhou várias fotografias da linha no Instagram. Os seguidores mostram-se satisfeitos.
Campanha de verão.

Nos últimos dias, instalou-se mais uma polémica nas redes sociais. A H&M lançou uma coleção de swimwear e contratou modelos com barrigas proeminentes que, à partida, fogem ao padrão de manequins usadas por toda a indústria da moda.

A iniciativa foi aplaudida pela maioria. Porém, houve quem não gostasse do termo “mulheres reais”, utilizado por centenas de seguidores no Instagram da marca quando se referiam às modelos da campanha. “Mulheres reais são todas, gordas ou magras”, foi um dos comentários mais repetidos.

Se fizermos uma análise rápida à indústria da moda, percebe-se o porquê da utilização desta expressão. Durante dezenas de anos, as grandes maisons sempre apostaram em manequins magras, como se a roupa só ficasse bem a quem pesasse até 55 quilos.

Temos o exemplo concreto de Karl Langerfeld, que durante todo o seu percurso profissional sempre teve uma obsessão pelas mulheres demasiado magras (leia o artigo da NiT sobre o criador). 

Nos últimos tempos, essa ideia tem vindo a mudar — e as marcas são as grandes responsáveis por isso. Querem mostrar que a roupa fica bem em qualquer tipo de corpo, independentemente da pessoa ser alta, baixa, magra ou mais volumosa.

Além da H&M, a Oysho quer contribuir para esta mudança e melhor aceitação de cada um, tal como ele é. Na nova campanha de swimwear, a marca espanhola, que pertence ao império de Amancio Ortega, usou modelos com estrias.

A primeira fotografia do lookbook foi divulgada no Instagram oficial da Oysho e mostra a manequim brasileira Cindy Bruna com outras mulheres por trás com as marcas no corpo. A imagem foi bastante elogiada pelos seguidores, que fizeram comentários como: “Parabéns pela excelente iniciativa” ou “as estrias existem para serem mostradas”.

A campanha continua no site da marca, com várias modelos com estrias a mostrarem os novos fatos de banho. Para conhecer melhor esta iniciativa, a NiT juntou algumas imagens a seguir. Carregue na galeria para conhecê-las.