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Moda

Nova campanha da H&M mostra a foto de uma mulher a amamentar

A imagem é uma homenagem ao Dia da Mãe, que se celebrou este domingo, 12 de maio, em vários países.
Rajni Jacques.

Durante dezenas de anos, as grandes maisons sempre apostaram em manequins altas e esguias, como se a roupa só ficasse bem a quem pesasse menos de 55 quilos. Temos o exemplo concreto de Karl Langerfeld, que durante o seu percurso profissional sempre teve uma obsessão pelas mulheres demasiado magras (leia o artigo da NiT sobre o criador). 

Nos últimos anos, contudo, as coisas mudaram drasticamente, com várias marcas a optarem por modelos que são conhecidas como “mulheres com corpos reais”. A Oysho, por exemplo, lançou no final de abril uma campanha de modelos com estrias. A Primark, por sua vez, mostrou uma manequim sem dente na nova coleção de swimwear — o que irritou alguns clientes.

Mas há mais casos assim. Como a H&M, que é conhecida pelas suas práticas de sustentabilidade. Depois de criar uma linha de fatos de banho com modelos mais volumosas, a cadeia publicou uma fotografia no Instagram de uma mulher a amamentar a filha.

A imagem faz parte da campanha do Dia da Mãe, que em muitos países só se celebrou este domingo, 12 de maio. A mulher é Rajni Jacques, editora de moda da revista americana “Allure”, que fala sobre a criança na legenda.

“Lucienne é a minha segunda filha. Quando tive o primeiro pensei que jamais ia conseguir amar alguém da mesma forma. Estava preocupada com isso.”

Rajni Jacques e a filha.

Além do testemunho, a H&M aproveita a publicação do Instagram para sugerir a compra das roupas usadas por Rajni e Lucienne que são, claro, da marca sueca — o body custa 14,99€ (pack de três) e o vestido da editora de moda, 14,99€.

A imagem publicada há um dia tem quase 300 mil gostos e centenas de comentários. Na maioria deles, os seguidores agradecem à fast fashion por desmistificar o tema da amamentação. 

“Esta foto está incrível. Acabou-se o tabu. Estou surpreendida”. “Parabéns. A H&M mais uma vez a mudar mentalidades”. Estes foram dos testemunhos com mais gostos. Até à data de publicação deste artigo, a marca ainda não se pronunciou sobre as novas campanhas inclusivas.

A seguir, carregue na galeria para conhecer a nova coleção da marca, na qual as modelos surgem com barrigas proeminentes.