NiTfm live

Moda

O mundo não está preparado para usar estes botins com atacadores

Bicudos e muitos deles com salto agulha, prometem ser uma das maiores tendências da próxima temporada. Esperemos para ver.
Os pés de Kim Kardashian.

A parte mais bonita da indústria da moda é que toda ela é História — exatamente, com letra maiúscula. Nenhuma peça nasceu ao acaso. Todas estão associadas a uma década ou época, normalmente com grande valor para a sociedade.

Regressemos a 1819, por exemplo. Em Inglaterra, este ano ficou marcado pela subida ao trono de Victoria, que reinou durante 63 anos e sete meses, uma época revolucionária em vários setores — sobretudo após a Revolução Industrial, que colocou o país no centro do mundo. 

Uma rainha exuberante.

A Rainha Victoria, conhecida por ser uma mulher muito à frente do seu tempo, teve uma participação política bastante ativa durante várias décadas e foi uma das maiores responsáveis pela modernização daquela ilha. Esta época histórica até ficou conhecida por Era Vitoriana, não só pelas transformações políticas, como também por serem anos onde abundou o luxo e a ostentação. 

Hoje em dia, essa influência ainda está muito vincada em várias áreas: nas fachadas de edifícios, decoração de interiores e, claro, na moda. Nos desfiles, os grandes criadores vão muitas vezes buscar inspiração a este período — como quando escolhem chapéus, ombreiras e peças com cordões.

Na coleção para este outono/inverno, apresentada na Semana da Moda de Paris, a 13 de fevereiro, Marc Jacobs relembrou precisamente o século XIX. Na passerelle surgiram várias manequins que usavam botins com saltos agulha e atacadores, bem ao estilo vitoriano.

Kate Spade também sugere os botins.

Na altura, a apresentação foi super aplaudida, mas houve comentários negativos nas redes sociais. Afinal, este tipo de calçado popularizado por Madonna nos anos 80 continua a dividir opiniões.

Se há quem considere que os botins quando são conjugados com jeans, por exemplo, podem dar um toque elegante ao look, também há quem pense que a tendência é demasiado pirosa e digna de ser usada só e apenas pelo clã Kardashian — aliás, Kim já foi fotografada várias vezes com laces boots. 

Embora a moda tenha sido anunciada no início do ano, como é dedicada ao segundo semestre, só agora é que está a chegar às lojas. O pretexto perfeito para a NiT procurar várias opções neste registo. Carregue na galeria para conhecê-las.