Moda

ModaLisboa está à procura de 10 novos talentos com Sangue Novo

As candidaturas para o concurso da 51.ª edição estão abertas até 29 de junho.

Alerta, alerta.

Atenção finalistas de cursos de Design de Moda e jovens designers portugueses ou entusiastas do mundo da moda que querem lançar uma marca própria: abriram as candidaturas para o Sangue Novo, da ModaLisboa. Desde 24 de maio que já pode realizar a inscrição para dar a conhecer o seu projeto original.

O concurso da 51.ª edição, que tem data marcada para 12 de outubro, em Lisboa, sofreu algumas alterações. Este ano, há duas fases de avaliação, sendo que uma é antes da apresentação e a outra já no desfile.

A primeira fase contará com uma avaliação realizada por um júri especializado, na qual serão selecionados os 10 projetos que vão integrar o desfile. Aqui, os projetos serão avaliados de acordo com vários critérios, como o conceito, pesquisa, design, silhuetas, seleção de cores e materiais. Na apresentação de outubro serão selecionados seis designers finalistas para fazerem parte do Sangue Novo de março do ano seguinte. Cada finalista receberá um prémio monetário de mil euros para o desenvolvimento desta nova coleção.

Em 2019 será eleito o vencedor do Prémio ModaLisboa, que terá a oportunidade de frequentar o Polimoda Master in Fashion Design, na Polimoda, em Florença. Além disso, receberá uma bolsa de cinco mil euros.

Como já é habitual, haverá ainda os prémios FashionClash e The Feeting Room, que vão ser atribuídos nas edições de 2018 e 2019. A direção do FashionClash escolherá um designer, em cada edição, para apresentar a coleção no Festival de Moda de Maastricht, e os diretores da concept store portuguesa The Feeting Room (TFR) convidarão um designer para colocar a sua coleção à venda nas lojas TFR de Lisboa e do Porto.

O regulamento do concurso está disponível online e explica todas as regras de participação. Mas atenção: o último dia para realizar a candidatura é 29 de junho.