NiTfm live

Moda

ModaLisboa: Luís Onofre apresentou a coleção mais sustentável do ano

"Eivissa" é o nome da linha apresentada pelo criador português em Lisboa.
Fotografias de David Velez.

As luzes da sala já estavam praticamente todas apagadas — sinal de que o desfile de Luís Onofre neste sábado, 12 de outubro, na ModaLisboa, ia finalmente começar. Contudo, ainda havia alguns holofotes no meio da passerelle.

Era Oceana Basílio a ser fotografada. A atriz da SIC é estrela em todos os eventos por onde passa e nas Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército não foi exceção. 

Poucos momentos depois, a música alta e com muita batida começou a entoar por toda a sala. De repente toda a gente se viu umas ruas mais abaixo, no mítico Lux, tal não era a sensação de que estávamos numa discoteca. 

A primeira manequim a surgir na passerelle trazia umas sandálias castanhas com os saltos em madeira. Este material, tal como a cortiça, deram forma a muitos dos sapatos apresentados naquela que é a coleção de Luís Onofre mais sustentável de sempre.

Com o nome de “Eivissa”, a linha inspirada no verão de Ibiza e Mykonos, não incluiu peles animais, que foram substituídas por tecidos. Deste modo, Luís Onofre quis “estabelecer uma clara aposta num futuro que é de todos”.

Nos 20 minutos de desfile houve destaque para as sapatilhas volumosas, mules, botas de cano baixo, e calçado com muitos apliques. Quanto às carteiras, Luís Onofre dita que elas devem ser micro e de tons tão diferentes quanto vermelho ou animal print.

Afinal, como é que Luís Onofre começou?

Luís Onofre criou a marca homónima em 1999. Especializada em sapatos e marroquinaria de luxo, a empresa já conquistou vários mercados internacionais, como Espanha, França, Itália, Holanda, Rússia, EUA, China, América do Sul, entre outros.

Desde maio deste ano, o criador português é o presidente da indústria do calçado na Europa, posição que vai assumir durante os próximos três anos. Celebridades como Noami Campbell e a rainha Letizia já foram fotografadas com propostas de Luís Onofre.

A seguir, carregue na galeria para conhecer as peças que mais se destacaram na nova coleção.