NiTfm live

Moda

ModaLisboa: Gonçalo Peixoto chegou, mandou desfilar e brilhou

O jovem criador de 22 anos mostrou que merece o palco principal do maior evento de moda do País.
Fotografias de David Velez.

Se em 2012 disséssemos a Gonçalo Peixoto que sete anos depois ele estaria a apresentar uma coleção na ModaLisboa, provavelmente o criador diria que era impossível. Afinal, na altura, estava a iniciar-se na área, com um curso de Design de Moda, em Guimarães.

Acontece que em pouco tempo tudo mudou na vida deste jovem. Em setembro de 2017 apresentou a sua primeira coleção na Semana da Moda de Londres, foi este ano nomeado para Personalidade do Ano em Moda nos Globos de Ouro da SIC e tem assinado os looks de várias figuras públicas, como Rita Pereira e Luís Borges.

Aliás, este último foi mesmo uma das presenças mais notadas no desfile de Gonçalo Peixoto que aconteceu este domingo, 13 de outubro, nas Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército. Enquanto aguardávamos pelo início, Luís Borges posou dezenas de vezes para todos os fotógrafos presentes.

Nas primeiras filas, também estavam Catarina Mira, Conguito, Olivia Ortiz e Lili Caneças. As luzes apagaram-se e a expetativa era grande. Afinal, iria Gonçalo Peixoto surpreender? Bastou o primeiro look para percebermos que sim. 

A manequim surgiu com um vestido acetinado lilás que passou diretamente para a lista de compras. Seguiram-se várias outras propostas que mereceram total atenção. Coordenados com crop tops, puffy shoulders, tecidos sobrepostos, plumas e muitos decotes fizeram a “Embrace For Impact”, uma coleção na qual o criador mostrou que “as cores vibrantes marcam um statement na primavera/verão 2020”.

Com convicção podemos dizer que Gonçalo Peixoto saiu da zona de conforto, soube arriscar e terminou o desfile da melhor maneira: com um coordenado XL repleto de lantejoulas, que poderá ser o maior must have da sua coleção.

De todos os desfiles a que a NiT assistiu, este foi o que recebeu mais aplausos no final.

Como começou Gonçalo Peixoto?

É fundador da marca de moda feminina com o mesmo nome. Começou a estudar Design de Moda em 2012, em Guimarães, e atualmente está a terminar a licenciatura na ESAD, Escola Superior de Artes e Design, no Porto. As suas coleções têm atraído a atenção de várias lojas de moda conceituadas, além de revistas de moda e outros artistas.

Em setembro de 2017, Gonçalo Peixoto apresentou a sua primeira coleção em desfile durante a London Fashion Week. Este ano foi nomeado para Personalidade do Ano em Moda nos Globos de Ouro da SIC.