Moda

KATO Swimwear: a nova marca de fatos de banho desenhados a aguarelas

A primeira coleção tem apenas 10 modelos, que são feitos à mão por costureiras em Lisboa.

A produção foi feita em Tróia.

Teresa Gonçalves tem 19 anos, estuda Direito, na Faculdade de Direito de Lisboa, e está a adorar o curso. Mas tem outra paixão paralela — no fundo, só precisa de ter por perto lápis e papel para que a vida seja perfeita

Desde miúda que adora desenhar. “[No ano passado] comecei a pensar que os meus rabiscos não precisavam de estar só no papel. E lembrei-me: “porque não criar uma marca de fatos de banho inspirada naquilo que desenhava?”, conta à NiT.

A inspiração já tinha, faltava-lhe quem pegasse na matéria-prima — a lycra italiana — e a transformasse. O passo seguinte foi andar por Lisboa a bater de porta em porta. “Não é assim tão fácil encontrar costureiras que façam aquilo que pretendemos à mão. Sim, porque não queria nada industrializado.”

Depois de algum tempo à procura, Teresa encontrou uma costureira que, com a sua equipa, aceitou o projeto. Deu-lhe o nome de KATO Swimwear, uma marca que, por enquanto, só está à venda na Internet.

Para começar, a jovem fez uma coleção de fatos de banho e biquínis com 10 modelos (15 versões ao todo). “Quis uma linha muito simples, sem laços e fitas. Uma coisa mais clássica e clean”, explica.

Para desenhá-la, Teresa inspirou-se em “padrões de estojos e cadernos”, mas não só. “Dei um toque especial a alguns modelos, ao desenhá-los em aguarelas”.

A maior dificuldade — depois da tal aventura à procura de costureiras — foi divulgar a marca nas redes sociais. “Nunca fui muito ligada ao Facebook, por isso tive de pedir ajuda”. Ajuda essa que chegou depressa. Cinco amigas criaram a página e procuraram algumas modelos no Instagram. A sessão fotográfica foi coordenada pela produtora de moda Mariana Anjo.

“Ah! E a minha mãe, que também gosta destas coisas, foi uma grande ajuda. Quer ainda numa fase de desenho, quer na sessão em Tróia”.

O resultado pode ser visto nas páginas de Instagram e de Facebook da marca. Todos os modelos, independentemente de serem biquínis ou fatos de banho, custam €65. Existem em tamanho S, M e L. 

Carregue na imagem para conhecer a primeira coleção da Kato Swimwear.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo