NiTfm live

Moda

Jeans rasgados: a temível tendência dos anos 90 está de volta

Depois de vários anos guardados no fundo do roupeiro, os destroyed jeans prometem voltar a fazer sucesso.
No street style.

A piada é fácil, mas os avós adoram dizê-la nos almoços de domingo. “Toma lá 10€ para comprares o resto das calças”, diz sempre a personagem mais divertida da família. A seguir, os mais atentos soltam um riso falso e o avô suspira. Afinal, na altura deles “as coisas não eram nada assim”.

Confirma-se. Embora as calças de ganga tenham um longo percurso na indústria da moda, começaram por ser bastante clássicas. Ninguém esquece o icónico modelo criado pelo comerciante judeu da Califórnia, Levi Strauss, e o amigo e alfaiate Jacob Davis, em 1873. Nem mais tarde as skinny jeans, lançadas por Hedi Slimane, na altura diretor criativo da Dior Homme, em 2000.

Dez anos antes desta última tendência que se tornou intemporal nasceram os destroyed jeans que, por outras palavras, são calças de ganga cheias de buracos, como se estivessem totalmente destruídas.

A moda foi usada durante essa década por homens e mulheres adeptos de um estilo cool, completamente descontraído. Conjugavam os jeans sempre com sapatilhas, sweatshirts e blusões de cabedal nos looks do dia a dia.

Este ano, a tendência voltou. Nas novas coleções, além das slouchy jeans, há calças de ganga sem bainha e rasgadas nos joelhos. Para seguir esta tendência, a NiT fez uma seleção de propostas à venda no mercado. Carregue na galeria para conhecê-las.