António Archer tem 27 anos e gosta pouco de estar parado. Em 2019 fez renascer a Boxers Shorts — o primeiro nome da conhecida Throttleman — e agora apresenta ao mundo a Happo, a nova marca portuguesa de máscaras de proteção super cool.
“Decidimos fazer máscaras para transformar uma contrariedade numa oportunidade. Quando sentimos que havia necessidade de material de proteção, e porque temos uma estreita ligação com a Crivedi [grupo têxtil], rapidamente resolvemos meter mãos à obra e distribuir funções pelos vários elementos da equipa, pois sabíamos que tínhamos muito pouco tempo para reagir ao mercado”, conta à NiT.
O ponto de partida foi simples: António quis fazer a “desconstrução de uma máscara cirúrgica e transformá-la num acessório de moda”. Os modelos, esses, são idênticos àqueles que usa na outra marca que detém. “Os padrões com mais cor e mais alegria foram pensados na mensagem que era necessário passar de vitória, de renascer, de alegria, cor.”
Todas as propostas são produzidas na Crivedi que está sediada na zona da Trofa e, segundo António, “tem uma equipa com mais de 30 anos de experiência na área da confeção e da moda”.
Ao todo, a coleção tem 25 padrões para homem, 30 para mulher e sete de criança — em breve vão ser lançados mais modelos. “As máscaras são feitas com materiais técnicos, acabamentos específicos de antibacterianos e fúngicos, como como teflon para ajudar na proteção. Os tecidos são em poliéster”, explica.
Há ainda uma mais-valia: “As máscaras estão certificadas pelo Citeve para cinco lavagens e estão, neste momento, em fase de testes para mais lavagens. Contudo, existe a garantia por parte do fornecedor de que a matéria-prima mantém inalterada as suas características por mais de 40 lavagens.”
Pode encontrar a Happo no site da marca portuguesa, Continente (lojas físicas e online), na CODE, em lojas multimarca e algumas farmácias. “Estão também disponíveis em váias lojas multimarca em Espanha.” Cada máscara custa 4€.
A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas propostas.