“Não é preciso ser francês para se ser parisiense”, diz Karl Lagerfeld. O guru da moda sabe melhor do que ninguém do que fala, pois apesar de ter nascido em Hamburgo, na Alemanha, comanda a maison Chanel desde 1983.
Hoje em dia, a mulher francesa é um ícone de estilo em todo o mundo, sobretudo pela sua maneira de estar e a forma como se veste. Na verdade, há muito que é assim e tudo começou com Coco Chanel. Nascida a 19 de agosto de 1883, revolucionou as tendências femininas e tornou-se um marco no mundo da moda.
Uma mulher muito à frente do seu próprio tempo, Coco começou por criar, em 1909, um negócio. Abriu uma loja de chapéus, em Paris, com a irmã costureira e através do financiamento de um amante, o rico industrial Etienne Balsan.
Em 1919, inaugurou a Chanel Modes, no número 31 da Rue Cambon, onde ainda hoje permanece uma loja Chanel. Foi nessa altura que a francesa se transformou na estilista preferida entre as atrizes mais conhecidas da época. Hoje continua a ser um ícone, com as suas mais famosas criações a serem eternizadas, como a carteira matelassé com as alças em forma de corrente.
Conhecida como uma das principais capitais da moda, Paris respira sofisticação todos os dias. Seja junto à Torre Eiffel, nas Galerias La Fayette ou até mesmo nas estações de metro, as mulheres parecem desfilar de manhã, à tarde ou à noite.
Não é nada combinado, na maioria das vezes estão apenas a caminho do trabalho. Porém, a elegância com que se apresentam, o toque requintado que dão a qualquer look faz com que há muito tenha sido criado um estilo: o parisiense. E é aqui que regressamos ao início do artigo, quando citamos Lagerfeld.
O alemão mostra, a cada coleção, que sabe manter o legado francês e é a prova de que qualquer mulher, independentemente da parte do mundo onde viva, pode ser parisiense. Basta que aplique o lema “less is more” na maquilhagem, use a roupa e os acessórios certos.
A NiT fez uma seleção de peças que deve usar se quiser seguir este estilo. Carregue na imagem para conhecê-las.