NiTfm live

Moda

As gabardinas intemporais que vai querer usar nesta temporada

São todas bem mais baratas do que aquele modelo clássico proposto pela Burberry.

Se a gabardina é nos dias de hoje uma peça intemporal, muito temos a agradecer a Thomas Burberry. O fundador da maison com o seu apelido foi o responsável pela criação do trench coat em 1879, em Basingstoke, Inglaterra — tendo registado a patente em 1888.

Naquela altura, a proposta era feita à base de lã e algodão e totalmente impermeabilizada, capaz de suportar tempestades. Thomas chamou-lhe de “gaberdine”, um nome inspirado num longo manto usado na Idade Média que também funcionava como protetor.

Publicidade em 1908.

A peça tornou-se de tal forma famosa que Roald Amundsen, o primeiro homem a chegar ao Pólo Sul, em 1911, usou um desses modelos. Ernest Shackleton, um explorador polar que liderou uma exposição à Antártida em 1914, também não era capaz de viver sem ela.

Mais tarde, o trench coat passou a ser indispensável nos grandes filmes de Hollywood. Em 1942, Humphrey Bogart protagonizou o filme “Casablanca” com este look e Gene Kelly usou-o em “Serenata à Chuva”, em 1952. Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e Jane Birkin foram outros ícones de estilo que imortalizaram a famosa gabardina.

Embora ela ainda esteja à venda — os modelos custam quase dois mil euros — há dezenas de modelos no mercado muito mais baratos e igualmente cool. Em bege, com bolsos, cinto e duas fileiras de botões, estas propostas são perfeitas para os dias em que há chuva, mas não está frio.

A NiT foi à procura dos trench coats das novas coleções e mostra-os a seguir. Carregue na galeria para conhecer as nossas sugestões.