Onze da manhã, sol a pique, entrada da praia de Galapinhos na Arrábida. Ela esconde a geleira azul atrás dos arbustos e descai uma das alças do vestido para ficar com o ombro à mostra. Acha que fica mais sexy. Espera que os carros passem e que não haja ninguém a pé pela zona. Olha para o mar, abre ligeiramente a boca e pede ao namorado para tirar a foto.
Cinco pedidos depois — um deles interrompido por uma família que estacionou a carrinha lá perto — e eis a foto perfeita. Liga os dados móveis, escolhe os hashtags (#desprevenida, #aminhaserraelinda, #naoestavanadaaesperadafoto, #quandonaoestamosaesperatudoficamelhor não podem faltar). Meia hora depois, deita-se na toalha após o primeiro mergulho e voilà, 300 gostos e dezenas de comentários a dizer que a foto está incrível.
Quantas e quantas vezes deu por si a fazer scroll nas redes sociais e a impressionar-se com fotos tão cândidas, aparentemente simples, com elas ou eles apanhados desprevenidos, mas ainda assim perfeitos? Não falamos da pose a olhar para o chão, muito popular entre bloggers, como se estivessem à procura da última moeda que tinham para beber um café.
São aquelas em que parece que nada foi ensaiado. Aquelas que só são possíveis com a destreza de um influenciador digital. Acontece que esse influenciador digital sabe tanto quanto nós. Apenas é mais esperto. Porquê? Usa o “plandid”, uma técnica que mostra quais são as melhores expressões faciais e os sítios ideais para que as fotos saiam perfeitas.
Aliado a isso, claro, é preciso um bom fotógrafo. Mas não pode ser um bom fotógrafo qualquer. Além de tirar fotografias de qualidade tem de ter uma dose extra de paciência. Afinal, uma imagem incrível não se consegue ao primeiro nem segundo disparo.
Se tem a pessoa certa para entrar nesta aventura fotográfica consigo, mas nunca tinha ouvido falar em “plandid”, nada tema. Bianca Valle, Charlotte e Sophie Bickley, e Zach Weiss — quatro gurus do Instagram —, fizeram um vídeo para o site The Cut, no qual mostram como tudo se processa. Tudo para que consiga aumentar o número de seguidores no Instagram. E começar a usar o hashtag #desprevenido com mais frequência, claro.