NiTfm live

Moda

Estão a chegar três workshops de costura ao Porto — um deles é grátis

O centro de formação Modatex pode muito bem ser a sua segunda casa até novembro. 

Estamos numa era em que cada vez mais pessoas usam a #diy (do it yourself). Constroem terrários, pintam móveis e até aproveitam as paletes de madeira para construir camas e sofás para o jardim. Além disso, quem não aprendeu com as avós a arte da costura, anda sempre à procura de workshops para se transformar num criador de naperons e vestidos catitas. 

Se é uma destas pessoas, saiba que se pode inscrever nos três workshops que o centro de formação Modatex, no Porto, vai realizar a partir de setembro. O primeiro acontece nos dias 6 e 7, entre as 14 e as 17 horas, e tem como tema “Criar o próprio estojo de maquilhagem ou tablet”, com recurso a técnicas de patchwork (unir tecidos de vários formatos). O workshop é grátis, mas tem de fazer uma inscrição prévia no site.

A 22 e 29 de setembro, das 18h30 às 22 horas, os inscritos vão aprender sobre “Costura Criativa”. A formação, para maiores de 18 anos, vai ensinar a fazer um estojo com recurso a várias técnicas de confeção e artes têxteis e aprender a mexer numa máquina de costura. Este mini curso está sujeito a um processo de seleção pela data de inscrição e custa 15€ por pessoa. 

Por último, entre 30 de setembro e 18 de novembro, sempre aos sábados, das 9h30 às 12h30, há uma formação mais pormenorizada, por 25€. Durante 25 horas, pode aprender a desenvolver várias técnicas de costura e a trabalhar com máquinas de ponto preso em tecido. A inscrição deve ser feita no site