NiTfm live

Moda

Este evento de moda, música e gastronomia é “Feito por Elas” —  e é grátis

Seis mulheres juntaram-se para cumprir um objetivo comum: animar a cidade do Porto e ajudar projetos femininos.
É a primeira edição.

Junte as amigas e a família e marque no calendário: a 22 de junho, no hostel Selina Porto (Rua das Oliveiras, 61), das 14 às 20 horas, há muitas compras para fazer e animação prevista. É nesse dia que se realiza a primeira edição do “Feito por Elas” — uma feira de entrada gratuita que junta moda, gastronomia e música.

Bel Vieira já era produtora cultural no Rio de Janeiro (a sua cidade natal) quando deixou o Brasil para vir para Portugal. Cá conheceu Alessandra Lima, que procurava uma alternativa para obter a sua independência financeira. Ela, também brasileira, era maquilhadora profissional, decidiu mudar de país em 2017 e instalar-se no Porto para fazer um mestrado em contabilidade. As duas conheceram Paola Monteleone, também de origem brasileira — uma estilista e consultora de imagem que morava no Porto há três anos. As três pensaram numa forma de animar a localidade com algo relacionado com moda e beleza e foi assim que nasceu o conceito “Feito por Elas”.

Ao grupo juntou-se uma portuguesa, Li Osório. Conheceu Bel através de um amigo em comum e contribuiu com as vantagens de ter trabalhado como modelo, ter muitos contactos na área e conhecer extremamente bem a cidade.

Mais tarde, foi a vez de Natalia Magalhães se apresentar ao conjunto de empreendedoras. Na altura, era relações públicas e estava no Porto a tirar um mestrado em marketing, na turma da jornalista Suelen Gomes. Não tardou muito até estas duas cariocas ficarem responsáveis por toda a parte de comunicação do projeto.

As seis parceiras.

O objetivo destas seis mulheres é o mesmo: dar a conhecer as novidades de moda, música, arte e gastronomia ao público, bem como apoiar projetos femininos. A iniciativa foi apresentada à companhia hoteleira Selina, que lhes cedeu o espaço. Depois de fechada a parceria, o evento já tem lista de espera de novos expositores para as próximas edições — e as 15 vagas que tinham para marcas nesta primeira data ficaram fechadas em duas semanas.

Além dos expositores, pode contar com serviços de flash tattoos e estética facial, bem como um workshop gratuito de imagem e maquilhagem (às 15 e 18 horas — pode inscrever-se no site do evento). A parte gastronómica e musical fica por conta do hostel, que garante a presença de DJ.

Esta feira tem ainda uma parceria com a associação Dress for Success, que ajuda mulheres com poucos recursos a atingir sucesso profissional. Se quiser contribuir, vão estar a aceitar doações de roupa durante todo o dia.

Quanto ao futuro, as seis empresárias estão a planear novas edições do “Feito por Elas”, sendo que a próxima é, em princípio, já em julho.

Neste mercado de moda, pode contar com marcas de vestuário, swimwear e acessórios como Samba Copacabana Wear, Kakala, Akha, Coisas de COR, UR.com e Praiana Soul Portugal.