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Moda

Esqueça a praia, as Havaianas agora querem-se nos looks do dia a dia

Michael Kors e Isabel Marant levaram os chinelos para as passerelles e agora as it girls não os largam.
Imagens ilustrativas.

Criadas em 1962 no Brasil, as Havaianas foram inspiradas nos chinelos tradicionais japoneses Zori, cujas solas eram feitas de palha de arroz. Logo nos primeiros anos, a marca teve um boom de vendas e passou rapidamente para o top três do calçado mais usado naquele país. 

Mais tarde, na década de 90, estes chinelos de borracha começaram a ser conhecidos mundialmente. Atualmente, por exemplo, são vendidos cerca de 210 milhões de pares por ano, que podem ser encontrados em 200 mil pontos de venda.

Acontece que, até agora, as Havaianas sempre foram associadas a looks de praia ou piscina. Eram usadas com vestidos fluídos ou shorts de ganga e, em última hipótese, aguentavam um outfit de uma festa sunset, por exemplo.

Ao que parece, o estereótipo está a mudar e estes chinelos estão a receber um lugar de destaque na indústria da moda. Tudo começou durante a Semana da Moda de Nova Iorque, quando Marc Jacobs e Isabel Marant levaram o calçado para a passerelle, conjugado com visuais clássicos.

Mais tarde, para assistir aos desfiles masculinos de Milão, a conhecida jornalista de moda francesa Sophie Fontanel surpreendeu toda a gente ao escolher um look ousado que incluía uma saia Céline, camisa vintage Yves Saint Laurent, carteira Dior e, imagine-se, umas Havaianas. 

A jornalista Sophie Fontanel.

A partir daí, várias it girls assumiram a nova tendência de moda sem medos. Conjugam-na com vestidos mais formais em cetim, saias plissadas e camisas de renda e até fatos monocromáticos.

Embora a marca brasileira tenha modelos discretos e em tons como branco, preto ou pérola, no street style são os chinelos com cores mais garridas que se destacam.

Provavelmente a pensar nesta moda, a Havaianas anunciou esta quarta-feira, 17 de julho, um novo par em parceria com a Yves Saint Laurent. O modelo, com o print em zebra e tiras pretas, está disponível em exclusivo no site da marca francesa por 44,33€.

A seguir, carregue na galeria para conhecer essa e outras sugestões que pode usar para aderir a esta tendência.