NiTfm live

Moda

Esqueça os blusões de ganga, estes são os novos casacos cool da primavera

Os cropped jackets invadiram o street style. A NiT diz-lhe quais são as opções certas para esta temporada.
Imagem meramente ilustrativa.

No início dos anos 90, enquanto os Nirvana e Pearl Jam arrastavam milhares de pessoas para os seus concertos, Noami Campbell, Cindy Crawford e Claudia Schiffer eram aplaudidas nas passerelles. Na altura, as super modelos das grandes maisons, como Versace, Yves Saint Laurent e Jean Paul Gaultier, apresentavam ao mundo as grandes tendências de moda para as próximas temporadas.

Foram elas que desfilaram muitas propostas em denim, a maior tendência daquela época. Nas ruas, as pessoas ouviam hard rock e gostavam de conjugar camisas axadrezadas com blusões de ganga curtos de costuras desfiadas. O estilo grunge era “a” moda e este tipo de casacos ganhou um nome específico: os cropped. Na altura, usavam-se pela linha imaginária da cintura, em vários tons.

Até que o novo milénio trouxe uma brutal reviravolta na indústria da moda. Surgiram as peças minimalistas, os cortes retos e as propostas justas, que se mantiveram no street style durante cerca de 15 anos. Em 2017, o mundo começou a usar a palavra “oversized”, que se traduziu em vestidos largos e casacos XXL.

Para esta primavera/verão, os grandes criadores decidiram apostar em coleções revivalistas, que misturam a irreverência dos anos 90 com a ousadia da década seguinte. Uma das peças que mais se destaca são os cropped jackets.

Noutras palavras, são casacos curtos de modelo largo com mangas abaloadas. Nas novas linhas, eles existem não só em ganga, como em sarja, algodão ou linho. 

Podem ser usados por cima de camisolas ou abotoados, como peça única. A ideia é que sejam conjugados com calças ou saias de cintura subida para que não fique com demasiada pele à mostra e a silhueta pareça mais bem delineada.

Para começar a seguir esta tendência, a NiT fez uma seleção de casacos. Carregue na galeria para conhecer as nossas sugestões.