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Moda

Demna Gvasalia deixa a direção criativa da Vetements

O designer de moda criou a marca há cinco anos com o irmão Guram Gvasalia.
Tem 38 anos.

Em 2014, a indústria da moda sofreu uma verdadeira revolução com a criação da excêntrica Vetements. Fundada pelos irmãos Demna e Guram Gvasalia, a marca francesa pegou nos looks street wear e transformou-os em em propostas de alta costura.

Para ter uma noção, um par de calças em denim com assinatura Vetements chega a custar quatro algarismos. Apesar de ser recente, esta casa já é conhecida por boas colaborações com, por exemplo, a Reebok, Manolo Blahnik ou Dr. Martens.

No sentido oposto de todo este sucesso da marca francesa está a decisão anunciada esta segunda-feira, 16 de setembro, pelo site “WWD”. Segundo a publicação, Demna Gvasalia está de saída.

“Dei início à Vetements porque estava cansado da moda e, contra todas as possibilidades, a moda realmente mudou para sempre desde que a Vetements apareceu e abriu também uma nova porta para tantos outros. Por isso, sinto que completei a minha missão de criar um design mais conceptual e inovador nesta marca excecional e a Vetements tornou-se numa empresa que consegue tornar a sua herança criativa num novo capítulo por si própria”, disse Demna em exclusivo à “WWD”.

À frente da marca francesa fica, assim, Guram Gvasalia. “O talento e visão do Demna em relação à moda têm sido fundamentais para a continuação do sucesso da Vetements. Ele contribuiu de uma maneira incrível para a construção do legado da empresa e na escrita dos códigos da marca. Este momento significa uma nova era para a Vetements, uma era de crescimento e grande expansão”, disse à publicação.

Demna Gvasalia é também diretor criativo da Balenciaga e até à data de publicação deste artigo nada indica que vá abandonar o cargo.