NiTfm live

Moda

Baggy jeans: as calças confortáveis que mais se vão usar nos próximos meses

Com cintura alta, são largas no quadril e muito justas na linha imaginária acima dos tornozelos.
Puffer jacket giro.

Há mais de um século, quando foram inventados, os jeans tinham um propósito puramente laboral: eram usados por mineiros que rastejavam por cima de pedras. Mais tarde, em 1969, vestiram centenas de hippies que, durante quatro dias, dançaram até não poderem mais no mítico festival Woodstock.

Nas décadas seguintes, os jeans continuaram a ter o seu protagonismo, mantendo o mesmo registo: largos e compridos, quase sempre em flare (ou à boca de sino, em linguagem popular).

Em 2000, deu-se a revolução do denim. O culpado? Hedi Slimane, na altura diretor criativo da Dior Homme. Decidido a dar uma nova (e arrojada) vida à maison francesa, o também fotógrafo de moda criou as skinny jeans, um modelo de calças de ganga super justo.

Na altura, a proposta pôs Karl Lagerfeld a fazer dieta. O diretor criativo da Chanel, que morreu a 19 de fevereiro (leia o artigo da NiT com o perfil do criador) emagreceu 40 quilos só para poder usar as peças do seu fiel amigo francês.

Desde então que as skinny jeans são o modelo mais usado em todo o mundo. Porém, neste último ano, as grandes casas como Dior, Marc Jacobs e Gucci têm unido forças para destronar este legado.

Entretanto no street style.

Primeiro deram uma nova oportunidade às mom jeans (um modelo reto de cintura alta) e agora apresentaram ao mundo as baggy jeans, aquelas que são as calças de ganga mais confortáveis de sempre.

De cintura subida e quadril largo, vão afunilando até à linha imaginária por cima do tornozelo. Como não são muito justas, provavelmente quem usa looks mais clássicos vai sentir-se pouco confortável com elas. O modelo não é o mais elegante e torna os outfits demasiado descontraídos.

O ideal é que aposte neste tipo de calças sempre que usar sapatilhas ou mules — leia o artigo da NiT sobre esta tendência. Contudo, se investir numas botas texanas ou com atacadores é melhor deixar as baggy jeans em casa.

A seguir, carregue na galeria para conhecer a nossa seleção desta nova tendência.