NiTfm live

Moda

A boina é o acessório que todos os looks merecem quando está mau tempo

Faz parte do imaginário francês e agora saiu das passerelles diretamente para o street style.
No street style.

Brigitte Bardot e Catherine Deneuve, dois grandes ícones do cinema francês, e donas de uma elegância e beleza sem igual, eram grandes entusiastas das boinas. Nos anos 60 foram fotografadas várias vezes com este acessório, ligeiramente inclinado para um dos lados da cabeça, tal como Picasso.

A boina, indispensável numa máscara de mimos e um cliché dos pintores, tornou-se, no entanto, um símbolo de revolução. E num instante saiu da cabeça de francesas sofisticadas, para a de guerrilheiros como Che Guevara ou dos membros do partido americano Black Panthers. 

Catherine Deneuve.

Acontece que há muitos anos que este acessório deixou de ser visto, dando lugar a outros chapéus, como os de palha e, mais recentemente, os bonés. Nada a que os designers de moda não estivessem atentos e decidissem, há cerca de duas temporadas, mudar.

Na altura, a diretora artística da Dior, Maria Grazia Chiuri, fez um desfile na Semana da Moda de Paris, com as boinas em destaque. Este ano, a peça volta a estar em destaque no street style.

Agora que o verão está a despedir-se é a altura certa para começar a investir neste acessório. A NiT foi à procura das melhores sugestões e mostra-as a seguir. Carregue na galeria para conhecê-las.