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Moda

Tem 90 anos, quatro milhões de fãs no Instagram e lançou uma coleção com a Sephora

Baddie Winkle ficou conhecida depois de uma das bisnetas ter partilhado uma fotografia sua com um visual arrojado.
Sempre na moda.

Os termómetros apontavam mais de 30 graus e o ambiente era de festa em ‎Indio, na Califórnia, no primeiro dia da 20.ª edição do Coachella Valley Music and Arts Festival, a 12 de abril deste ano. No palco, Kacey Musgraves dava um verdadeiro espetáculo para milhares de pessoas.

Aos dois minutos da música “High Horse”, a norte-americana fez sinal a Baddie Winkle para entrar e a ovação foi total. No palco surgiu uma mulher de cabelo branco e vestido colorido, ao estilo de Floribella ou Violetta, as míticas personagens infantis.

Ela podia ser apenas uma fã, que tinha conquistado a hipótese de estar ali com a cantora de música country, mas não. Baddie Winkle tem 90 anos e é uma digital influencer com quase quatro milhões de seguidores no Instagram. Esteve no festival com Kennedy Lewis, a bisneta que há cinco anos fez dela uma estrela das redes sociais. 

Até àquele dia de 2014, Helen Ruth Elam Van Winkle era uma simples habitante de Hazard, no estado do Kentucky, EUA. Ficou viúva de Conde (nome próprio, não o título) George Van Winkle em 1986 e passava os dias a passear com as amigas ou com a família.

Foi durante uma dessas tardes que a bisneta se lembrou de pedir a Baddie para vestir roupa dela: uns calções de ganga conjugados com uma T-shirt rosa choque e meias com o estampado de canábis. “Eu nem sabia o que é que era aquela planta”, disse a mulher de 90 anos ao site “The Hamilton Spectator”.

A primeira foto.

Kennedy achou tanta piada ao novo estilo da bisavó que resolveu tirar-lhe uma fotografia e partilhar no Instagram. A imagem tornou-se viral em poucos dias. A 10 de abril, deu-se o passo que mudou a vida desta mulher: foi criada uma conta na rede social em nome dela.

Quem começou por geri-la foi, claro, a bisneta. As imagens tinham sempre o mesmo registo. Baddie surgia com roupas coloridas mas contidas. Passados alguns meses, começou a ser notória a mudança de visual.

A americana trocou as indumentárias por propostas muito mais arrojadas, que completava com uma maquilhagem excêntrica. Ganhou tantos seguidores que até Rihanna, Drake e Miley Cyrus começaram a segui-la nas redes sociais. Em 2015, inclusive, a cantora norte-americana levou a nonagenária como a convidada aos MTV Video Music Awards. 

Baddie com Miley Cyrus.

Depois disso, foi só somar sucessos. Fez uma campanha para a britânica Missguided, foi rosto da marca de bebidas Smirnoff ICE Electric Flavors, ajudou a promover a série “Orange Is the New Black” e, claro, passou a ser a única responsável pela sua conta de Instagram, na qual publica dezenas de vídeos e fotografias pelo mundo.

Foi na rede social que Baddie partilhou esta segunda-feira, 27 de maio, uma novidade: acaba de lançar uma coleção de maquilhagem em parceria com a marca INC.redible Cosmetics, à venda em exclusivo na Sephora.

A imagem da campanha.

A linha inclui batons com glitter (8,92€), paletas de sombras (40€), blushes (16€), iluminadores (16€) e até, imagine-se, adesivos para os mamilos (8,92€). Por enquanto, os produtos “GMA GLOSSY GLOSSY” ainda não estão à venda em Portugal, mas pode encomendá-los através do site americano.

A seguir, carregue na galeria para conhecer alguns dos looks desta avó com 90 anos.