Em tempos foi uma pastelaria/atelier de bolos, a Doce Larica. A 15 de maio deste ano, o número 123 da rua Ferreira Borges, em Lisboa, despediu-se dos doces para receber fatos de banho e biquínis para toda a família da Summer Factory.
Ana Ascenso da Costa, 41 anos, estudou Economia e trabalhou durante quinze anos numa multinacional ligada ao marketing. Em 2014, depois do nascimento da terceira filha, decidiu mudar de vida. Deixou para trás as estratégias internacionais, juntou algum material de desenho e criou uma marca para bebés, a que chamou Babyquínis. “O nascimento da minha última filha mexeu realmente comigo e fez-me pensar no que queria para a minha vida. Precisava de um projeto meu, que me completasse e decidi aventurar-me”, contou à NiT.
Como sempre gostou de moda e tem jeito para desenhar, não foi difícil para esta ex-marketeer iniciar o negócio. Em 2015 percebeu que podia alargar as suas coleções de biquínis e fatos de banho a toda a família.
Nasceu assim a Summer Factory, uma marca de swimwear que até abril deste ano era vendida em apenas dois pontos de venda: Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, e CascaiShopping, em Cascais.
Com o aumento do volume de vendas e a vontade de ter um espaço físico seu, Ana foi em busca do seu novo cantinho. Na curva da rua com mais sombra de Campo de Ourique encontrou-o — um espaço com trinta metros quadrados onde as plantas purificam o ar e os 150 modelos de fatos de banho e biquínis dão cor ao espaço.
Para este ano, Ana seguiu as tendências e criou a “Tropical Crush”, uma coleção onde reinam os citrinos e as plantas tropicais em vários tons, como o verde, azul e amarelo. Quanto aos formatos, predominam os entrançados, lacinhos e folhos, “tal como ditam as tendências do mercado”.
A grande mais valia da marca de swimwear é que “toda a família pode vir à loja e sair com fatos de banho com o mesmo padrão”, contou a designer. Quer isto dizer que a Summer Factory tem calções, biquínis, triquínis e fatos de banho para homem e mulher com o mesmo padrão. Se há muitas famílias a aderirem a esta moda? Ana respondeu com uma história: “Já apareceu aqui uma família com dezasseis pessoas e todos levaram uma peça com a mesma estampagem. Até para uma bebé que não tinha nascido houve um presente”.
“O pai, a mãe e os filhos podem sair da Summer Factory com fatos de banho com a mesma estampagem. Há muitas famílias a fazerem isso”
Os artigos estão todos expostos por linhas: mulher (entre o S e o L) e homem (do S ao XL). Para miúdos há entre um e 12 anos, já para raparigas a oferta é mais alargada. “A partir dos seis, oito anos, as meninas já não gostam de modelos infantis e começam a pedir às mães para se vestirem iguais a elas. Assim, decidi criar duas áreas: há uma linha infantil do um aos oito anos e outra para teenagers, dos seis aos 16”, explicou Ana.