Lojas e mercados

Oásis tropical: o melhor do Brasil já chegou a Lisboa

O Palacete Castilho, no Príncipe Real, acaba de receber a casa Pau-Brasil. O espaço de divulgação de arte, moda e cultura brasileiras abre a 22 de abril.

A abertura oficial acontece no próximo dia 22, sábado — curiosamente, o dia da descoberta do Brasil. Situada no piso 1 do antigo Entre Tanto e desenhada pela pela premiada Joana Astolfi — arquiteta responsável pela cenografia das montras da Hermès — a entrada para a Pau-Brasil traz imediatamente à tona o sotaque brasileiro. Uma captação que chega através do olfacto — é notável o cheiro a café —, assim como os pássaros falsos e amarelos que sobrevoam a entrada do palacete, ou as folhas da bananeira que enfeitam os cantos à casa.

A casa Pau-Brasil intitula-se como uma high-end concept store. Parecendo complexo, não é, sendo apenas completo: é que lá poderá encontrar uma curadoria de produtos e marcas que melhor interpretam e concretizam um “Brasil brasileiro de vocação internacional”. Com mais de 500 metros quadrados, pode-se dizer que a Pau-Brasil é a casa na Europa de 18 prestigiadas grifes brasileiras.

A seleção — que vai da moda à cosmética, passando pela decoração e incluindo ainda uma biblioteca que guarda memórias de um outro Brasil — contempla nomes como Lenny Niemeyer, a reconhecida marca de swimwear que se encontra no interior do novo espaço Fio D’Água, ou a QuartoSala, em representação dos melhores nomes do design brasileiro, onde se insere, por exemplo, Sergio Rodrigues, com uma sala exclusivamente dedicada à sua criação.

Por lá, é possível também encontrar o melhor cacau do mundo, o Chocolate Q, ou, para as amantes da beleza, os intemporais produtos da Granado e da Phebo. Digamos que estamos perante um oásis tropical colocado bem no centro de Lisboa, na cada vez mais trendy Praça do Príncipe Real — que um dia se apelidou de Praça Rio de Janeiro — e esta sim, é a maior das coincidências.

Para o dia 22 de abril, sábado, data de inauguração oficial do espaço, espera-se muita animação e pouca descrição. Decorações exteriores, música ao vivo ou palestras, são apenas algumas das surpresas com que se poderá deparar, caso lhe ocorra passear por aquelas bandas. Uma coisa é certa: à boa maneira brasileira alegria não vai faltar.

Após a abertura, poderá encontrar a casa Pau-Brasil aberta de segunda a sexta-feira, entre as 12 e as 20 horas; aos sábado, das 10 às 20 horas; e ao domingo, entre o meio dia e as 18 horas.

Conheça o espaço melhor, carregue na imagem.

 

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo