No centro comercial Grand Baie La Croisette, em Grand Baie, no norte da ilha Maurícia, há dezenas de lojas, restaurantes, dois supermercados e cafés com esplanada. Parece pouco? Talvez não estejamos a fazer a devida justiça a este espaço. Considerado um dos shoppings mais modernos da localidade, também tem cinema, atividades para os miúdos, eventos quase todas as semanas e, a partir desta sexta-feira, 31 de março, uma loja portuguesa. Pois é, a Parfois vai chegar às Ilhas Maurícias, tudo graças a uma empresária que se apaixonou pela marca.
Até agora havia pelo menos duas coisas que todos os mauricianos sabiam sobre nós: que fomos os primeiros a descobrir as Maurícias (teorias contraditórias à parte, diz-se que foi o setubalense Diogo Fernandes o primeiro a encontrar este paraíso no Índico, em 1507) e que temos um jogador de futebol incrível chamado Cristiano Ronaldo. Com o contributo de Natacha Passebecq-Ghanty vão saber agora que também temos uma marca de acessórios de moda que vai revolucionar os guarda-roupas locais. Pelo menos é essa a expectativa da proprietária.
Natural da Reunião, uma ilha francesa situada a leste de Madagáscar e a vizinha mais próxima da ilha Maurícia, a empresária de 44 anos não demorou muito a acrescentar que sim, foi lá que nasceu, mas é natural tanto de lá como das Maurícias. O pai deixou a ilha Maurícia quando tinha 15 anos para ir para a Reunião, onde começou o grupo Ghanty. 45 anos depois são um império de moda e acessórios, com 60 lojas na ilha e a oeste da Índia, incluindo 14 marcas em regime de franchising. A Parfois é uma delas: há dois anos abriram o primeiro espaço na Reunião.
“Estamos sempre à procura de novas lojas, até porque a maioria das nossas marcas é francesa”, conta Natacha Passebecq-Ghanty aos jornalistas, durante a visita à loja esta quinta-feira, 30 de março. “Na verdade, foi o meu irmão que descobriu a Parfois, não sei se em Paris ou no Porto. Tivemos uma longa conversa sobre o assunto, até porque abrir um franchising desta marca é um processo complexo. Não é qualquer pessoa que o faz.“
A marca é muito meticulosa na escolha das empresas que vão operar com o seu nome noutros países, sendo necessário assegurar que o grupo é sólido, sabe o que está a fazer e, claro, que tem condições financeiras. As coisas correram bem e, desde então, o grupo Ghanty já abriu três lojas da marca portuguesa na Reunião. Agora chegou a vez da ilha Maurícia — até porque a família está de volta a casa.
A escolha do local perfeito não foi fácil. Ou melhor, Natacha Passebecq-Ghanty sabia exatamente o que queria, a negociação é que foi demorada.
“Neste lado da ilha temos muitos géneros de pessoas: turistas, locais e expatriados. Este último, por exemplo, é um tipo de cliente que não temos no centro da ilha. Nós não temos muitos centros comerciais, temos este no norte e outro no centro. Não foi difícil tomar uma decisão.”
Mas ter uma loja naquele centro comercial em específico não foi nada fácil. “Trabalhei muito com o La Croisette. Foi um processo muito demorado.” Mas Natacha Passebecq-Ghanty conseguiu: seis meses depois de começarem as negociações, o banco que ficava no primeiro piso do shopping, entre a farmácia e uma loja de óculos, foi substituído por uma Parfois.
A loja tem 126 metros quadrados e, como é normal no regime de franchising, tem produtos transversais a todas os espaços da marca. Só tem de haver uma seleção porque, bem, nas Maurícias não há propriamente inverno — as temperaturas mínimas rondam sempre os 20 graus, quando chegam aos 19 já é motivo para aparecer nas notícias.
“Posso escolher alguns produtos da coleção de inverno mas, para mim, a primavera/verão é a mais importante.”
Para ajudar a lançar o projeto, Natacha Passebecq-Ghanty conta com Sophie Martins, uma francesa filha de pais portugueses. Há um ano e meio a jovem seguiu o marido, da área dos videojogos, para as Maurícias. Agora aventura-se neste projeto. Sophie Martins é product manager, conhece bem a marca e fala português — portanto, tem todas as características necessárias para transportar o espírito da marca para este destino paradisíaco no Índico.
Natacha Passebecq-Ghanty não revela o valor do investimento desta abertura mas garante que foi “muito dinheiro”. Ainda assim, não se querem poupar a custos, até porque não é todos os dias que abre a primeira Parfois nas Maurícias. Na inauguração, já esta sexta-feira, vai estar uma mala gigante com três metros de comprimento e dois de altura na esplanada no La Croisette, tudo para assinalar o momento.
Criada por Manuela Medeiros em 1994, a Parfois tem atualmente mais de 600 lojas em 54 países. Com as Ilhas Maurícias passam a ser 55. O centro comercial Grand Baie La Croisette está aberto das 9h30 às 20h30 de segunda a quinta-feira. À sexta-feira e sábado fecha às 21h30 e ao domingo às 16h30.
*A NiT está nas Ilhas Maurícias a convite da Soltrópico.