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Lojas e marcas

Yolanda Tati lança marca de roupa vintage com macacões irreverentes dos anos 90

A locutora da Cidade FM criou a Champagne Mama para recuperar peças usadas e dar-lhes uma nova vida.
Uma das suas maiores preocupações é a sustentabilidade.

Já era criadora de conteúdos, locutora de rádio, e empreendedora, mas a partir desta semana Yolanda Tati pode acrescentar mais um título ao currículo: empresária de moda. A colaboradora da Cidade FM lançou esta quinta-feira, 5 de março, a sua própria linha de roupa vintage, a que chamou Champagne Mama.

Yolanda explicou à NiT que a sua comunidade de seguidores — que trata carinhosamente por “Fryendz” — já esperava há muito tempo que lançasse uma linha de roupa ou de acessórios, e essa acabou por ser a força impulsionadora para lançar a marca.

“Foi-se tornando algo imperativo, na medida em que me apercebia da ressonância que o meu estilo tem sobre quem me acompanha”, revela, acrescentando: “A moda sempre foi parte de mim, não o meu principal foco, até ao momento – mas sempre foi um caminho divertido para aquilo que mais amo fazer: expressar-me.”

A linha é composta por uma seleção de macacões vintage coloridos, com a estética oversized dos anos 90, mas também algumas camisas largas características dessa década, muito inspiradas nos looks cool de Will Smith na série “O Príncipe de Bel-Air“.

As propostas são super cool.

Nascida em 1991, Yolanda Tati explica que o estilo dos anos 90 lhe traz “ótimas memórias”, destacando as “cores vibrantes e padrões alucinantes” que remetem para a “liberdade e para a dança”. “Einstein disse que seria possível viajar no tempo: eu faço-o com a roupa”, conclui.

Uma das maiores preocupações da Champagne Mama é promover comportamentos sustentáveis e criar novos ciclos de vida para as peças, apostando no upcycling — isto é, no reaproveitamento de modelos usados, recuperando-os e poupando o meio ambiente durante o processo.

Todas as propostas da marca são de edição limitada e estão à venda no site e na página de Instagram, onde pode conhecer as diferentes peças, com preços que vão dos 24,90€ (nas camisas) aos 89,90€ (nos macacões).

Já a equipa de modelos foi escolhida a dedo pela criadora com um propósito especial: a representatividade. “A inclusão é uma das minhas máximas”, contou à NiT. Depois de anunciar que estava à procura de modelos na sua página de Instagram, recebeu mais de 6200 candidaturas, de pessoas com “todas as cores de pele, tipos de cabelo, tamanhos de corpo e limitações motoras”, revelou.

No grupo final, a diversidade é evidente: há uma rapariga numa cadeira de rodas, diferentes etnias e géneros e uma participação especial de Owhana, uma das mais famosas e influentes youtubers portuguesas.

De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas propostas da Champagne Mama.