NiTfm live

Compras

Tudo o que já sabemos sobre a Black Friday que está a chegar

As datas, alguns dos descontos e previsões do que se vai passar este ano em lojas como a Worten, a Sephora ou a Media Markt.

É um dos dias mais aguardados.

A Black Friday é o dia das mega promoções, pelo menos em teoria. É uma prática que foi trazida dos Estados Unidos e que este ano acontece a 23 de novembro. Neste dia, esperam-se (para não variar) grandes filas em praticamente todas as lojas. 

Nos Estados Unidos a Black Friday acontece tradicionalmente um dia depois do feriado da Ação de Graças, e por lá as filas chegam a ser de perder de vista. Departamentos de lojas mais antigas, como a Macy’s, em Nova Iorque, fazem até alguns desfiles natalícios e em alguns estados este dia é considerado feriado.

Por cá, este dia chega ainda a tempo de fazer as compras de Natal para a família e amigos. São muitas as marcas que aderem a este evento, com alguns descontos em artigos selecionados, mas na verdade, nem sempre tudo vale mesmo a pena. Há que perder algum tempo, analisando os preços de loja para loja. 

Este ano, em Portugal, algumas lojas optaram por antecipar as promoções. É o caso da Worten, que tem a partir desta quinta-feira e até dia 21 de novembro um desconto de 35% direto numa seleção de artigos. Também a C&A alargou a Black Friday para três dias: entre 23 e 25 de novembro, os clientes vão poder contar com 50% de desconto em alguns artigos. A Pop the Bubble também já anunciou que, a partir do dia 23 vai ter quatro dias de promoções até 30%, que só terminam no dia 26 (a chamada Cyber Monday).

A estas, muitas outras marcas se juntarão com anúncios nos próximos dias. Ainda assim, percebemos que a grande maioria está a apostar numa nova forma de transmitir informações de descontos e preços. Os sites de lojas como a Media Markt, a Sephora, a Fnac e a Zippy, estão a sugerir aos clientes quem subscrevam as suas newsletters de forma a terem todas as informações sobre a Black Friday deste ano. Algumas das lojas, como a Fnac, os clientes com cartão de aderente terão acesso aos descontos um dia antes, ou seja, no dia 22.

Segundo um relatório publicado no site Black-Friday.Global, cerca de 36% dos portugueses vão aproveitar este dia para fazer compras. E mais, a maioria dos portugueses afirma que comprará tanto em lojas físicas como online, sendo que a média de descontos previstos nas lojas é de 56%.

Relembramos que a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) tem à disposição um comparador que permite consultar a evolução do preço de determinado produto nos últimos dias, de modo a perceber se é ou não uma boa altura para comprar. Portanto, não se precipite. Ainda falta uma semana para se inteirar de todas as promoções e saber quais serão as melhores escolhas.