NiTfm live

Lojas e marcas

Tailor: há uma nova loja de slow fashion e alfaiataria para miúdos

Abriu esta quinta-feira, 5 de setembro, e fica em Alvalade, Lisboa.
Roupa para criança.

Maria do Mar era o nome que Mónica Albuquerque queria dar a uma filha. Em 2014 deu-o à sua loja de decoração e brinquedos para criança. Hoje, é dona de uma loja online e de três espaços físicos. O mais recente, Tailor by Maria do Mar, uma loja de slow fashion e alfaiataria para miúdos, abriu esta quinta-feira, 5 de setembro, em Alvalade.

Ao entrar no número 11 da Rua Acácio de Paiva sentimos um conforto típico de uma loja de bairro. A decoração, vintage mas longe de ser pretensiosa ou forçada traz-nos as memórias do colo dos avós, rodeados de móveis antigos de madeira, da máquina de costura Singer e da tábua de passar a ferro, antes de o plástico tomar conta de tudo.

E são as peças de roupa que dão os apontamentos de cor. São inconfundivelmente intemporais. São os artigos que os nossos pais usaram e que os nossos filhos podem usar. Não há brilhantes, folhos, ou desenhos da Disney. Aqui, a exclusividade é sem dúvida o que marca a diferença.

“Não é uma loja de roupa tradicional portuguesa, é uma loja de roupa intemporal, sem estação. Aqui há uma busca de slow fashion absoluta. Temos marcas que nunca existiram em Portugal, fora as duas portuguesas que aqui temos”, conta Mónica Albuquerque à NiT.

Mónica tem 36 anos, é gestora, e dona da Maria do Mar. Nasceu e cresceu em Alvalade e escolheu o seu bairro para abrir as lojas WareHouse, Lifestyle, e agora, a Tailor. “Este bairro ensinou-se muita coisa, ensinou-me que o peixe se compra na peixaria, a carne se compra no talho, o pão se compra na padaria,… E ensinou-me sobretudo que um bairro seguro é um bairro com comércio. Eu sou alérgica a centros comerciais. E faz muito sentido para mim devolver ao bairro o que o bairro me deu a mim.”

A Tailor tem 120 metros quadrados e demorou quatro meses a ser criada. “Esta loja era muito óbvia porque era a única coisa que não estávamos a cobrir e havia imensa procura. Queríamos trabalhar com marcas que não existissem e que cumprissem a nossa matriz de padrões. Só vendemos peças de comércio justo”, explica Mónica Albuquerque.

“E a roupa também não tem materiais sintéticos, só trabalhamos com algodão, lã, caxemira, etc. Além dos materiais nobres, é muito importante que sejam roupas que ajudam as crianças a ser mais autónomas”. Mónica exemplifica mostrando um par de calças de elástico. Não tendo botões ou fechos, os miúdos conseguem vestir e despir a peça facilmente.

São cinco as marcas principais que encontra na Tailor, as portuguesas Piu Piu e Cherry Papaya, as francesas nº 74 e Bonton, e a inglesa Caramel. Os preços começam nos 3€ (elásticos para o cabelo) e vão até aos 323€ (sobretudos de inverno da Caramel). Os artigos vestem dos 3 meses aos 12 anos.

Na loja trabalham duas funcionárias, ao todo, a Maria do Mar emprega 20. Para quem não consegue ir até Alvalade pode comprar os artigos na loja online. Um canal, que aliás, tem crescido muito. “Vendemos para 25 países. Temos muitos clientes espanhóis e brasileiros”, refere Mónica.

Os artigos mais vendidos nos outros dois espaços são os de puericultura (chuchas, mordedores em formato de melancia, e bonecos tipo nenucos). Para escolher o que vender, Mónica testa em casa: “Tenho um filho de três anos e meio e três enteadas de dez, 12 e 15 anos. Eles são, além da minha inspiração, o meu estudo de mercado.”

E os miúdos são bons clientes? “São, são óptimos clientes. São melhores clientes do que os pais [risos].”

A Tailor by Maria do Mar está aberta de segunda-feira a sábado, das 10 às 19 horas. Carregue na galeria para conhecer melhor esta nova loja em Alvalade e as peças que vende.