Foi na quarta-feira, 18 de março, que a Primark anunciou o fecho das suas lojas em Portugal — uma medida para proteger clientes e funcionários do surto de coronavírus que tem vindo a alastrar-se pelo nosso País.
Contudo, só neste domingo, dia 22, é que a fast fashion irlandesa encerrou os espaços no Reino Unido (189 no total). Segundo o “Jornal de Negócios“, a Primark “tem oficialmente todas as suas 376 lojas fechadas nos 12 mercados em que está presente”. De acordo com a mesma publicação, a marca low cost “calcula uma perda de faturação da ordem dos 650 milhões de libras (cerca de 708 milhões de euros), tendo fechado o último exercício com vendas que ultrapassaram os nove mil milhões de euros”. Por enquanto, a produção encontra-se parada e as encomendas feitas foram todas canceladas.
“Temos grandes quantidades de stock nas nossas lojas, nos armazéns e em trânsito; se não tomarmos esta medida agora estaríamos a assumir a chegada de mais artigos que simplesmente não podemos vender. É uma ação sem precedentes para tempos sem precedentes e, honestamente, inimagináveis”, diz Paul Marchant, CEO da Primark, citado pelo jornal.