NiTfm live

Lojas e marcas

Black Friday: portugueses vão gastar 168€ com as promoções

Os consumidores planeiam gastar em média, mais 22€ do que no ano passado. As estimativas apontam ainda para uma despesa de 126€ na Cyber Monday para antecipar os presentes de Natal.
Entretanto, 10 por cento nem sabe o que é Black Friday.

Os portugueses já não abdicam da Black Friday. Segundo os dados do Observador Cetelem Natal 2019, divulgado esta terça-feira, 19 de novembro, os consumidores nacionais contam gastar, em média, 168€ na Black Friday e 126€ na Cyber Monday para antecipar as compras de presentes de Natal.

Para aproveitar os descontos da sexta e da segunda-feira depois do dia de Ação de Graças (celebrado sempre na última quinta-feira de novembro), o estudo revela ainda que os portugueses olham para estas datas como uma oportunidade de antecipar as compras de Natal e reduzir alguns gastos.

Em média, cada inquirido revelou que vai gastar mais 22€ na Black Friday deste ano do que em 2018, o que representa um crescimento de 15 por cento. Os portugueses da região sul são os que mais revelam a intenção de antecipar as compras de natal neste dia (22 por cento). Entretanto, 10 por cento dos entrevistados na pesquisa disseram não saber o que é Black Friday. 

Em relação à Cyber Monday, 22 por cento dos portugueses desconhece o dia especial dedicado às promoções em vendas efetuadas através da Internet. Os dados do Observador Cetelem revelaram que apenas 18 por cento dos portugueses pretende aproveitar este dia para realizar as compras, sendo que apenas 7 por cento comprará presentes de Natal.

O estudo foi realizado tendo por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade. 50 por cento dos inquiridos não tencionam aproveitar a Black Friday e este valor sobe para 57 por cento na Cyber Monday.