Lojas e marcas
Pikikos: a nova loja sustentável de Lisboa também é café e cabeleireiro
Até a água de levar os cabelos é reutilizada para a casa de banho. A NiT conta-lhe a história deste espaço incrível.
Quando Mia olhou para a mãe e lhe disse que ela “era mesmo do amiga do ambiente”, Natasha Calem sorriu e soube que estava mesmo no caminho certo. Tinha acabado de dizer à filha que ia começar a vender pensos para feridas biodegradáveis da Patch na Pikikos, a sua nova loja, e percebeu que tanto a criança de seis anos como os dois irmãos (Bento de quatro e Xavier de dois) estavam cada vez mais motivados com a sustentabilidade.
O interesse desta mulher de 38 anos, filha de mãe portuguesa e pai holandês, por um estilo de vida mais ecológico já dura há muito tempo. Mas, antes disso, surgiu a parte social.
Aos 19 anos, Natacha trocou a Holanda pelo Peru durante alguns meses para fazer voluntariado. “Sempre fui educada para ajudar. Enquanto estive na América do Sul deparei-me com várias realidades e percebi que não era difícil tornarmos o mundo melhor“, conta à NiT.
Depois de regressar ao seu país, trabalhou durante 15 anos na área da responsabilidade social. Em 2004 veio para Portugal estagiar e conheceu António Paisana, o futuro marido.
Os primeiros três anos de namoro foram passados à distância, até que Natacha percebeu que o seu destino tinha um nome e que se chamava Portugal.
“Em 2010 fiz as malas, vim para Lisboa, casei-me e criei o ‘Marketplace Portugal’, um projeto já com várias edições de troca de bens e serviços. Faço parcerias com as câmaras e já houve edições em Oeiras, Cascais, Lisboa, Porto, por exemplo”, conta.
E no que consiste este projeto? “As empresas, que tanto podem ser pequenas como grandes, dizem o que têm para oferecer. E as associações sem fins lucrativos explicam aquilo que precisam. Pode ser desde apoio jurídico, serviços de contabilidade, a roupa ou brinquedos”.
“No final do evento sabemos quantos matches [parcerias] foram feitos e qual é o valor total de impacto social, normalmente cerca de 150 mil euros”, explica à NiT.
O projeto ocupa algum tempo, mas Natascha sentia que podia fazer mais. Daí nasceu a ideia de abrir uma concept store totalmente sustentável. Começou por pensar num cabeleireiro para crianças e depressa percebeu que também podia ser para adultos.
“Tenho também uma grande paixão por café, por isso lembrei-me de ter uma área dedicada a ele neste novo espaço. Além disso, conheço tantas marcas de roupa e produtos sustentáveis que era uma pena não as ter aqui”, conta.
Foi assim o início da história da Pikikos, a nova loja de 80 metros quadrados, em Campo de Ourique.
A descendente holandesa leva tão a sério as causas ambientais que começou por fazer as obras apenas com materiais em segunda mão. Aos pedreiros pediu para colocarem um chão em vinil, feito de alcatifas e plástico reciclado.
Quando montou o cabeleireiro percebeu que também esta parte podia ser sustentável. “A água que usamos para lavar o cabelo segue para uma bomba, que a reencaminha para um depósito. De lá descarrega para a sanita”, explica.
Também o cabelo cortado tem um fim diferente. “Juntamos tudo num caixote. Quando está cheio vai para compostagem. Por enquanto o cabeleireiro só está aberto às quartas, quintas e sextas-feiras, das 11 às 19 horas, mas vou começar a ter cá a Ana Brígida também aos sábados”.
As boas atitudes não se ficam por aqui. “Cada criança que cá vem cortar o cabelo põe uma semente num vaso. Quando der planta levamos para a floresta para replantar. Temos ainda outra ação interessante. Ao terceiro corte oferecemos outro a uma criança carenciada. Os miúdos que cá vêm ficam muito contentes por poderem ajudar.”
Os preços para os cortes variam conforme a idade. Os miúdos até aos três anos pagam 13€ e os até aos 12, 18€. Já o corte para homem custa 30€ e o de mulher, 38€. Os produtos usados são todos da Davines, uma marca ecológica.
Do cabeleireiro passamos para o café, outra paixão de Natascha. Nesta zona é possível beber café de especialidade 100 por cento arábico e cultivado com menos pesticidas.
Para acompanhar há bolos sem glúten, lactose ou açúcar refinado da Maria Amêndoa a 1,70€; torradas com pão biológico a 3€ e granolas ao mesmo preço.
Na Pikikos há ainda uma terceira área dedicada à moda e beleza. Aqui, encontram-se várias marcas portuguesas e internacionais, todas elas, conta Natascha, com “objetivos ambientais e/sociais”.
Há, por exemplo, gabardinas para os miúdos feitas a partir de garrafas recicladas, a 65€; mochilas a 39€; e necessaires a 14€. Encontra também escovas de dentes em bambu a 4,99€; e papel decorativo para vasos, cujo valor reverte para cerca de 700 mulheres de Bombaim, Índia.
A nova loja está aberta das 9 às 18h30. Aos sábados abre entre as 10 e as 18 horas. Fecha aos domingos e segundas. Conheça melhor a Pikikos na galeria a seguir.