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Lojas e marcas

Petitfour: a nova marca portuguesa para mulheres que têm pés pequenos

Margarida Coelho calça o 33,5 e é a mentora deste negócio criado em dezembro de 2019.
Disponíveis em oito tons.

Tiago Bento não se recorda do nome do livro nem do autor que estava a ler naquela noite, há cerca de três anos, mas o exemplar acabou por ser decisivo na vida da mulher, Margarida Coelho. Estavam os dois na sala e o homem de 42 anos chamou a atenção da terapeuta da fala para um capítulo sobre áreas de negócio que normalmente as marcas não apostam.

“A mulher do escritor também tinha pés pequenos, tal como eu, e ele escrevia que não se conhecem muitas empresas que apostem em calçado para essas pessoas”, explica Margarida à NiT. Depois de comentarem o assunto, o casal falou sobre a hipótese de criarem um negócio de sapatos dedicado a este nicho.

Afinal, esta lisboeta de 47 anos calça apenas o 33,5 e sempre teve dificuldade em encontrar propostas no mercado. “Meço 1,47 centímetros, por isso ir às compras sempre foi complicado. Acabava por comprar roupa e calçado nas secções de criança, por exemplo”.

Nessa altura, até tinha uma marca favorita. “Na Massimo Dutti encontrava alguns modelos adaptáveis aos adultos, até porque sempre gostei de usar rasos”. O cenário complicava-se quando queria uns saltos altos. “Tenho muito poucos. Por vezes comprava um tamanho acima ou um modelo mais fechado e tinha de pôr uma palmilha”.

Margarida até conhecia algumas sapatarias em Lisboa onde encontrava o seu número, contudo, a oferta era demasiado clássica. Por isso, mesmo sem experiência na área — é licenciada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e em Terapia da Fala pelo Instituto Superior de Saúde de Alcoitão — decidiu investir numa marca de sapatos para pés pequenos.

Margarida tem 47 anos.

Os últimos dois anos foram passados a construir o negócio que lançou em dezembro de 2019. “Tirei um curso online na escola italiana Arsutoria School, com vários módulos, para ficar a saber tudo sobre a forma como se constrói o sapato”, conta à NiT.

A seguir, uns amigos sugeriram o designer português Hugo Melo e Margarida apresentou-lhe a ideia que entretanto tinha estruturado. “Ele achou que tinha potencial e houve um entendimento imediato. Como já trabalhava para algumas fábricas no norte do País foi fácil arranjarmos quem produzisse o calçado.”

Nasceu assim a Petitfour, dedicada às mulheres que têm pés pequenos. “Todas adoram sapatos. Acontece que as que calçam números menores são ignoradas pela maior parte da indústria e aqui encontram aquilo que procuram.”

A primeira coleção desta nova marca portuguesa inclui um modelo de sapatilhas em pele, disponível em oito cores — cada par custa 190€. Em breve vai ser lançada uma linha de sapatos de salto alto (com cinco centímetros), a 225€, e de rasos (ainda sem preço).

“Quis fazer modelos versáteis, intemporais, confortáveis e elegantes, que as mulheres pudessem usar não só no dia a dia como à noite”, explica Margarida. Por enquanto, os sapatos — que existem do tamanho 32 ao 36 — só estão à venda online.  “Os saltos altos e os rasos vão também estar disponíveis em meios números”.

Carregue na galeria para conhecer melhor alguns dos modelos desta marca portuguesa.