NiTfm live

Lojas e marcas

A nova marca portuguesa de calçado é pensada para mulheres com pés pequenos

Tem números começam no 32, para que nunca mais nenhuma mulher tenha de comprar sapatos nas secções de miúdos.
Fundadora Isabel Traquete.

Isabel Traquete tem 30 anos, é de Évora e calça o 32. Não é costume apresentar alguém referindo o número dos seus sapatos. Isto quando o número não é a razão da abertura de um negócio.

Formada em arquitetura, e a exercer em nome próprio, Isabel criou um projeto em paralelo. Chama-se Traquete, é uma marca de calçado feminino, e além da óbvia ligação ao seu apelido, é sobretudo uma homenagem à sua avó.

“Tudo começa de um sonho em comum. A minha avó calçava o 33. Eu calço o 32. Sempre tive imensa dificuldade em encontrar sapatos. Nós as duas desenhávamos, e eu sempre lhe disse o quão bom seria criar uma marca de calçado que pudéssemos usar”, conta Isabel Traquete à NiT.

“Todas as marcas de calçado de senhora começam no número 35. Há oficinas, mas não marcas com identidade própria. Daí a criação deste conceito arrojado, que não é só para pés pequenos, mas integra os pés pequenos.”

Isabel sempre usou sapatos para criança, e que “não tinham o toque de senhora”. A avó já não está cá para ver a concretização do sonho que ambas partilharam durante tanto tempo: “Gostava muito que ela estivesse aqui para ver, e para calçar os meus sapatos”.

Por enquanto, é apenas uma loja online, mas no futuro “quem sabe”. Abriu no dia 7 de outubro e até ao final do ano serão lançados mais “dois modelos de cores diferentes e um modelo mesmo novo”.

A marca definida pela fundadora como “so casual, so chic”, terá sempre modelos com saltos médios-baixo e que são “confortáveis e citadinos, para o dia-a-dia ou para um evento”. Isabel é responsável pelo desenho de todas as componentes.

Já o fabrico, é feito em São João da Madeira, de forma artesanal. “São 100 por cento portugueses e feitos à mão.” Por enquanto encontra três modelos disponíveis: umas botas e dois pares de sapatos, do número 32 ao 41.

Carregue na galeria e conheça-os.